O Ministro da Administração Interna e Segurança Interna da Zambia, Jack Mwiimbu, disse hoje no parlamento que o desabamento aconteceu na cidade de Chingola, a cerca de 400 quilómetros a norte da capital, Lusaka.
"Temos uma tragédia em curso em Chingola, onde vários dos nossos cidadãos foram afetados pelo colapso de uma mina a céu aberto", anunciou Mwiimbu, citado pela agência de notícias Associated Press (AP).
"Temos mais de 30 pessoas debaixo dos escombros e estamos a lutar para as recuperar", acrescentou o ministro, adiantando que já estão equipas de salvamento na zona.
De acordo com o ministro do Desenvolvimento de Minas e Minerais, Paul Kabuswe, que esteve no local do acidente, ainda não é possível avançar com o número exato de pessoas presas, nem garantir que se tratam apenas de mineiros.
Chigola é a sede de uma das maiores minas a céu aberto do mundo, com mais de 10 quilómetros, sendo a área marcada por enormes depósitos de resíduos constituídos por rocha e terra que são escavados nas minas.
Leia Também: Combate a desigualdades de género deve estender-se à luta contra VIH/Sida