Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 19º

Pelo menos 17 mortos por doença de origem animal no Uganda em novembro

Pelo menos 17 pessoas morreram de carbúnculo, uma doença infeciosa de origem animal, num distrito do sul do Uganda em novembro, mas a situação "está sob controlo", declarou hoje um funcionário local.

Pelo menos 17 mortos por doença de origem animal no Uganda em novembro
Notícias ao Minuto

15:20 - 30/11/23 por Lusa

Mundo Doença

A bactéria Bacillus anthracis, que sobrevive durante décadas sob a forma de esporos (unidades de reprodução das plantas, algas e fungos) em terrenos onde foram enterrados animais que morreram de carbúnculo ou que transportaram a doença, é transmissível aos seres humanos e pode afetar a pele, os pulmões ou, raramente, o trato digestivo. É potencialmente fatal nas suas formas mais raras.

No distrito de Kyotera, no sul do Uganda, a cerca de 180 quilómetros da capital Kampala, "17 pessoas morreram" em novembro devido ao carbúnculo, disse à agência noticiosa France-Presse (AFP) o responsável distrital pela saúde, Edward Muwanga.

Estas pessoas "são suspeitas de terem comido carne da quinta onde os animais tinham contraído a doença", acrescentou.

"Estamos a trabalhar com equipas do Ministério da Saúde de Kampala e da Organização Mundial de Saúde (OMS), que estão no terreno para ajudar a conter a situação, que está sob controlo", concluiu Muwanga.

Leia Também: OMS teme mais mortes em Gaza por doenças do que por bombardeamentos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório