Meteorologia

  • 26 FEVEREIRO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 14º

Japão decide suspender aviões militares após queda de aeronave dos EUA

Tóquio vai suspender os voos dos seus aviões militares Osprey, após um aparelho aéreo das forças armadas dos Estados Unidos ter caído perto da ilha de Yakushima, no sul do Japão, anunciaram hoje as autoridades.

Japão decide suspender aviões militares após queda de aeronave dos EUA
Notícias ao Minuto

06:51 - 30/11/23 por Lusa

Mundo Japão

O alto funcionário do Ministério da Defesa japonês Taro Yamato disse numa audiência parlamentar que o país pretende suspender os voos dos Ospreys por enquanto, mas sem divulgar mais detalhes.

Pelo menos uma pessoa morreu na queda no mar de um Bell-Boeing V-22 Osprey das forças armadas norte-americanas, anunciou na quarta-feira a Guarda Costeira nipónica.

O aparelho, capaz de desempenhar as funções de helicóptero e de avião, tinha uma tripulação de seis pessoas, indicaram os guardas costeiros.

De acordo com as autoridades, a busca por sobreviventes continua.

A causa do acidente e o estado dos outros tripulantes não é ainda conhecido, disse o porta-voz da Guarda Costeira japonesa, Kazuo Ogawa.

Ogawa indicou que a guarda costeira recebeu o alerta às 14:47 (06:47 em Lisboa) de quarta-feira de um barco de pesca sobre o incidente, que ocorreu perto de Yakushima, uma ilha ao largo da província japonesa de Kagoshima.

Aviões da guarda costeira e barcos de patrulha encontraram um tripulante, que mais tarde foi declarado morto por um médico, disse o porta-voz.

As operações de resgate também encontraram destroços que se acredita serem da aeronave e de um bote salva-vidas vazio a cerca de um quilómetro da costa leste de Yakushima, acrescentou Ogawa.

A aeronave tinha descolado da base norte-americana de Iwakuni, na prefeitura de Yamaguchi, e dirigia-se para a base de Kadena, no arquipélago de Okinawa, onde se situa a maioria das instalações militares dos Estados Unidos no Japão.

Denny Tamaki, governador de Okinawa, onde estão cerca de metade dos 50 mil soldados norte-americanos colocados no Japão, disse à imprensa na quarta-feira que iria pedir a suspensão de todos os voos do Osprey, exceto aqueles que procuram vítimas do acidente.

O Bell-Boeing V-22 Osprey foi fabricado pelo construtor aeronáutico norte-americano Boeing e o especialista em helicópteros Bell.

O Osprey tem sido há muito objeto de debate devido a uma série de acidentes mortais com este tipo de aeronaves, com o mais recente a acontecer no final de agosto, no qual três fuzileiros navais norte-americanos morreram no norte da Austrália.

Leia Também: Pelo menos um morto após aeronave dos EUA despenhar-se ao largo do Japão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório