Estónia garante estar pronta para encerrar fronteira com Federação Russa

A Estónia garantiu hoje que estava "pronta" para fechar a sua fronteira com a Federação Russa depois de uma medida similar tomada pela Finlândia, argumentando uma ameaça potencial russa.

Estonian flag on the wind are  seen in Tallinn, Estonia on 30 April 2019  (Photo by Michal Fludra/NurPhoto via Getty Images)

© Getty Images

Lusa
30/11/2023 00:02 ‧ 30/11/2023 por Lusa

Mundo

Estónia

O ministro dos Negócios Estrangeiros estónio, Margus Tsahkna, declarou que a situação na fronteira finlandesa, que conheceu um aumento de migrantes indocumentados durante as últimas semanas, era "um ataque híbrido flagrante realizado pela Federação Russa".

Tsahkna acrescentou que o Estado báltico estava "pronto a fechar a sua fronteira com a Federação Russa e defender-se de todo o ataque híbrido".

A Estónia, antigo república soviética, é hoje uma ardente defensora da Ucrânia, depois de esta ter sido vítima da invasão russa.

"É uma nova prova de que a Federação Russa não se bate apenas na Ucrânia, mas que representa uma ameaça para outros Estados com os seus ataques híbridos", declarou Tsahkna.

Na terça-feira, a Finlândia anunciou o encerramento do seu último posto fronteiriço com a Federação Russa, coma qual partilha uma fronteira de 1.340 quilómetros.

Leia Também: OSCE quer Malta a assumir presidência em 2024 para superar bloqueio russo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas