Meteorologia

  • 27 FEVEREIRO 2024
Tempo
10º
MIN 9º MÁX 14º

Estónia garante estar pronta para encerrar fronteira com Federação Russa

A Estónia garantiu hoje que estava "pronta" para fechar a sua fronteira com a Federação Russa depois de uma medida similar tomada pela Finlândia, argumentando uma ameaça potencial russa.

Estónia garante estar pronta para encerrar fronteira com Federação Russa
Notícias ao Minuto

00:02 - 30/11/23 por Lusa

Mundo Estónia

O ministro dos Negócios Estrangeiros estónio, Margus Tsahkna, declarou que a situação na fronteira finlandesa, que conheceu um aumento de migrantes indocumentados durante as últimas semanas, era "um ataque híbrido flagrante realizado pela Federação Russa".

Tsahkna acrescentou que o Estado báltico estava "pronto a fechar a sua fronteira com a Federação Russa e defender-se de todo o ataque híbrido".

A Estónia, antigo república soviética, é hoje uma ardente defensora da Ucrânia, depois de esta ter sido vítima da invasão russa.

"É uma nova prova de que a Federação Russa não se bate apenas na Ucrânia, mas que representa uma ameaça para outros Estados com os seus ataques híbridos", declarou Tsahkna.

Na terça-feira, a Finlândia anunciou o encerramento do seu último posto fronteiriço com a Federação Russa, coma qual partilha uma fronteira de 1.340 quilómetros.

Leia Também: OSCE quer Malta a assumir presidência em 2024 para superar bloqueio russo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório