Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 16º

Após 9 anos de conflito, tesouros da Crimeia entregues à Ucrânia

Moscovo e Kyiv lutavam pela posse destas peças de arte.

Notícias ao Minuto

09:44 - 29/11/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Arte

Um conjunto de tesouros originais da Crimeia regressou à Ucrânia após quase dez anos num museu holandês. O regresso 'a casa' acontece após uma disputa legal em que Moscovo e Kyiv reclamavam a sua devolução.

Os artefactos de ouro, alguns com cerca de 2.000 anos, estão agora nas mãos do Museu Nacional de História da Ucrânia.

As joias originais da arte, pertencentes a tribos nómadas que viajaram do Cazaquistão para a Polónia, foram entregues ao Museu Allard Pierson, em Amesterdão, para uma exposição em 2014. Na sequência da anexação russa da Crimeia, no mesmo ano, iniciou-se uma série de batalhas legais para a devolução das relíquias ao seu local de origem.

Os museus da Crimeia, controlados por Moscovo e Kyiv, exigiram a sua devolução e, finalmente, o Supremo Tribunal dos Países Baixos decidiu que os artefactos deveriam ficar no museu da capital ucraniana.

O Ministro da Cultura de Kyiv, congratulou-se com a devolução dos tesouros: "Hoje em dia é muito importante para nós preservar e proteger a história, as tradições e o património histórico. É por isso que estamos a lutar no campo de batalha", afirmou Rostylav Karandeyev.

Leia Também: Defesa ucraniana abateu 21 drones lançados pela Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório