Meteorologia

  • 24 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 15º

Índia. As imagens do resgate que foi "prova da resiliência humana"

Os trabalhadores estavam presos no túnel desde o dia 12 de novembro após um deslizamento de terras.

Notícias ao Minuto

17:06 - 28/11/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Índia

Após longas semanas de trabalho, de escavação, de resistência e de muita paciência, todos os trabalhadores presos num túnel no norte da Índia foram resgatados vivos e ilesos, numa operação que as autoridades do país estão a considerar como um enorme sucesso.

As operações de resgate foram concluídas esta noite em Uttarkhand, com todos os 41 homens presos num túnel que estavam a construir a saírem em segurança.

O grupo ficou retido no interior do túnel, com cerca de 4,5 quilómetros de comprimento, depois de um deslizamento de terras ter provocado a derrocada de parte da infraestrutura, quando estes estavam a cerca de 200 metros da entrada, no passado dia 12 de novembro.

Foram necessárias mais de 400 horas de escavação para chegar aos trabalhadores. Cada homem foi retirado individualmente através de uma passagem estreita, aberta pelas equipas de resgate.

Ao longo destes 17 dias, comida e oxigénio foram sendo passados por tubos de ferro.

Após a conclusão da missão de resgate, a presidente da Índia, Droupadi Murmu, vincou através da rede social Twitter (agora X) que a missão "lidou com os obstáculos" e tornou-se numa "prova da resiliência humana".

"A nação saúda a sua força e continua grata por construírem infraestrutura crítica, mesmo a grande risco pessoal, longe das suas casas. Damos os parabéns às equipas e aos especialistas que agiram com uma garra e determinação incríveis para levar a cabo uma das missões de resgate mais difíceis da história", afirmou.

Leia Também: Já saíram todos os trabalhadores presos em túnel na Índia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório