Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 16º

Já saíram todos os trabalhadores presos em túnel na Índia

Os 41 homens estiveram mais de duas semanas soterrados.

Já saíram todos os trabalhadores presos em túnel na Índia
Notícias ao Minuto

14:38 - 28/11/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Índia

Após mais de duas semanas, todos os 41 trabalhadores soterrados num túnel rodoviário que desmoronou no norte da Índia foram, esta terça-feira, retirados do local.

Após vários contratempos, engenheiros militares e mineiros trabalharam manualmente para abrir caminho através da rocha e dos escombros, a fim de desobstruir a última secção e chegar aos homens, presos há 17 dias.

Às 15h10, já tinham sido retirados todos os trabalhadores do interior do túnel, avança o repórter Neville Lazarus, da Sky News. Foram retirados para um local seguro por equipas de resgate.

O relógio marcava 14h25 [horas locais] quando surgiram as primeiras notícias de que dois homens já tinham saído do interior do túnel, marcando o início do fim desta operação que já levava vários dias. 

As pessoas que foram trazidas à superfície estão agora a ser levadas de ambulância para um hospital próximo do local. Os homens com ferimentos graves serão levadas para um hospital maior, mais a sul, para receberem tratamento.

Presos em túnel desde 12 de novembro

Os 41 homens, recorde-se, encontravam-se presos no local desde 12 de novembro, quando um deslizamento de terras provocou a derrocada de uma parte do túnel de 4,5 quilómetros que estavam a construir, a cerca de 200 metros da entrada.

As autoridades começaram a fornecer aos trabalhadores refeições quentes através de um tubo de 15,24 centímetros de diâmetro, no início da semana passada, depois de terem passado dias a sobreviver com alimentos secos enviados através de um canal mais estreito. O oxigénio chega por um canal separado.

Uttarakhand está repleto de templos hindus, e a construção de autoestradas e edifícios tem sido constante para acomodar o fluxo de peregrinos e turistas.

Este túnel faz parte da estrada Chardham, um projeto federal emblemático que liga vários locais de peregrinação hindu.

[Notícia atualizada às 15h11]

Leia Também: Índia. Trabalhadores soterrados em túnel resgatados "em breve"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório