Meteorologia

  • 27 FEVEREIRO 2024
Tempo
MIN 9º MÁX 14º

Índia. Trabalhadores soterrados em túnel resgatados "em breve"

Um tubo de aço suficientemente largo para permitir a passagem dos homens "foi introduzido até 52 metros dentro do túnel"

Índia. Trabalhadores soterrados em túnel resgatados "em breve"
Notícias ao Minuto

09:08 - 28/11/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Índia

As equipas de resgate concluíram hoje os trabalhos de perfuração, prevendo-se para breve o início das manobras para retirar um a um os 41 trabalhadores que ficaram presos há 17 dias num túnel em construção no norte da Índia.

Segundo o ministro Pushkar Singh Dhami, serão libertados "em breve". 

Um tubo de aço suficientemente largo para permitir a passagem dos homens "foi introduzido até 52 metros dentro do túnel e deverá perfurar [os escombros] a 57 metros (...) A operação de salvamento deverá estar concluída em breve", declarou hoje aos jornalistas Pushkar Singh Dhami, ministro-chefe do Estado de Uttarakhand.

Acompanhe aqui em direto: 

Os trabalhadores encontram-se presos no local desde 12 de novembro, quando um deslizamento de terras provocou a derrocada de uma parte do túnel de 4,5 quilómetros que estavam a construir, a cerca de 200 metros da entrada.

As autoridades começaram a fornecer aos trabalhadores refeições quentes através de um tubo de 15,24 centímetros de diâmetro, no início da semana passada, depois de terem passado dias a sobreviver com alimentos secos enviados através de um canal mais estreito. O oxigénio chega por um canal separado.

Uttarakhand está repleto de templos hindus, e a construção de autoestradas e edifícios tem sido constante para acomodar o fluxo de peregrinos e turistas.

Este túnel faz parte da estrada Chardham, um projeto federal emblemático que liga vários locais de peregrinação hindu.

Leia Também: Índia. Equipas de resgate a 5 metros de trabalhadores soterrados em túnel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório