Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Carros incendiados e protestos na ruas de Dublin após esfaqueamentos

As autoridades referiram acreditar que o caos se instalou nas ruas da capital irlandesa com ações levadas a cabo por uma fação "lunática" com "ideologias de extrema-direita".

Notícias ao Minuto

19:54 - 23/11/23 por Teresa Banha

Mundo Dublin

Manifestantes 'invadiram' o centro de Dublin, na Irlanda, após um esfaqueamento junto a uma escola acontecer ao início da tarde desta quinta-feira.

De acordo com a publicação The Irish Independent, veículos das autoridades foram incendiados e um grupo terá agredido alguns agentes que estavam a interditar a zona onde o ataque aconteceu, no centro da capital irlandesa.

Para além dos veículos das autoridades danificados também uma carruagem de um metro de superfície terá sido incendiado - o que está a criar o caos e já levou ao encerramento de pelo menos uma linha.

De acordo com o comissário Drew Harris, citado pela publicação acima, a desordem instalada foi criada por uma uma fação de "idelogia de extrema-direita".

“Temos uma facção completa de hooligans lunáticos, impulsionada pela ideologia de extrema-direita, e também por esta tendência perturbadora envolvida em violência grave", detalhou.

O comissário descreveu ainda as cenas como "vergonhosas".

A ministra da Justiça da Irlanda, Helen McEntee, já emitiu um comunicado sobre o "caos" que está a invadir as ruas da cidade. Lamentando a situação - que deixou três pessoas em estado grave, incluindo uma criança de cinco anos, e outras duas crianças com ferimentos ligeiros -, a responsável adiantou, no entanto, que este tipo de ações não seria "toleradas". A ministra referiu que os responsáveis pelas situação violenta são elementos "criminosos" e "manipuladores" que estão a utilizar uma "tragédia terrível para causar estragos".

"Apelo à calma no centro da cidade enquanto a Garda Síochána [polícia] realiza o seu trabalho – os ataques aos membros da Garda Síochána devem ser totalmente condenados e serão tratados com severidade”, garantiu ainda.

Veja as imagens dos protestos na galeria acima.

[Notícia atualizada às 20h17]

Leia Também: Quem são as vítimas do ataque em Dublin? Todos os detalhes do caso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório