Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Bangladesh. Mais de 200 ativistas da oposição condenados pelos tribunais

Mais de 200 dirigentes e ativistas do Partido Nacionalista do Bangladesh (BNP), principal partido da oposição do país do sudeste asiático, foram condenados pelos tribunais, a maioria à revelia, anunciaram hoje os procuradores e os advogados de defesa.

Bangladesh. Mais de 200 ativistas da oposição condenados pelos tribunais
Notícias ao Minuto

19:49 - 23/11/23 por Lusa

Mundo Bangladesh

A maioria dos ativistas foi condenada a penas que variam entre dois anos e meio e sete anos de prisão, depois de terem sido considerados culpados de atos de violência durante manifestações.

De acordo com o procurador Monir uz Zaman, 75 ativistas do BNP foram condenados por um tribunal de Daca a dois anos e meio de prisão por violência e fogo posto durante os protestos de 2013.

Segundo Zaman, das 75 pessoas condenadas, 72 estão em fuga.

Atauar Rahman, procurador do tribunal metropolitano de Dhaka, disse à AFP que 112 militantes do BNP foram condenados em dois casos separados de violência em 2013 e 2018.

O procurador Taposh Kumar Paul informou que outro tribunal de Daca condenou 12 ativistas do BNP a sete anos de prisão por atos de violência que remontam a 2015.

O advogado de defesa, Nazrul Islam, disse que outros onze membros do BNP foram condenados a sete anos de prisão na quarta-feira, incluindo vários à revelia, por violência durante protestos em 2013.

O julgamento foi realizado "à pressa", afirmou Islam.

Segundo o BNP, estas condenações têm motivações políticas e destinam-se a reduzir à impotência o único partido da oposição capaz de oferecer uma alternativa realista ao poder exercido há quinze anos pela primeira-ministra Sheikh Hasina, que pretende um quarto mandato após as eleições gerais previstas para 07 de janeiro.

O responsável pelos assuntos jurídicos do BNP, Kayser Kamal, declarou que pelo menos 400 dirigentes e ativistas do seu partido foram condenados nos últimos dias, incluindo antigos deputados, dirigentes de organizações estudantis e pessoas que pretendiam candidatar-se às eleições.

"Estes processos são fabricados, infundados e politicamente motivados", declarou Kamal à AFP, sublinhando que os julgamentos começaram subitamente algumas semanas antes das eleições nacionais.

O BNP organizou manifestações maciças para forçar Hasina a abandonar o poder e entregar a tarefa de organizar as eleições a um governo provisório independente.

Desde o final de outubro, a polícia tem vindo a reprimir a oposição, prendendo quase todos os principais dirigentes do BNP, bem como milhares dos seus ativistas e apoiantes.

Leia Também: Bangladesh condena 139 membros e ativistas da oposição antes das eleições

Recomendados para si

;
Campo obrigatório