Meteorologia

  • 21 FEVEREIRO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 20º

Gaza. Biden garante que acordo para libertar reféns está para muito breve

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou hoje que está para muito breve um acordo sobre a libertação de reféns detidos na Faixa de Gaza pelo grupo islamita palestiniano Hamas.

Gaza. Biden garante que acordo para libertar reféns está para muito breve
Notícias ao Minuto

18:02 - 21/11/23 por Lusa

Mundo Israel

"Estamos agora muito, muito perto" de um acordo e "poderemos trazer alguns destes reféns para casa muito em breve", assegurou o líder norte-americano, que já na segunda-feira se tinha mostrado otimista relativamente a este processo.

"Não quero entrar em detalhes porque nada está feito até que esteja feito", acrescentou Biden, garantindo, porém, que "as coisas estão a correr bem neste momento".

Os comentários do Presidente norte-americano vão ao encontro das declarações proferidas por alguns dos principais intervenientes nas negociações, incluindo dirigentes do Qatar, país que desempenha um papel de mediador nesta matéria e que anunciou hoje que o processo negocial tinha entrado na "fase final".

Já o líder do Hamas, Ismail Haniyeh, que reside em Doha, anunciou numa breve mensagem na plataforma Telegram: "Estamos a aproximar-nos da conclusão de um acordo de tréguas".

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu -- que já convocou para hoje o seu gabinete de guerra --, também admitiu progressos significativos nas negociações para libertar os reféns mantidos pelo grupo Hamas.

Duas fontes conhecedoras do processo disseram à agência noticiosa francesa AFP que o acordo deverá envolver a libertação de 50 a 100 reféns civis em troca da libertação de 300 mulheres e crianças detidas por Israel.

A transferência ocorrerá por etapas, na proporção de 10 reféns israelitas por cada 30 prisioneiros palestinianos, por dia, segundo as mesmas fontes.

Leia Também: Biden acredita que acordo para libertar reféns israelitas está para breve

Recomendados para si

;
Campo obrigatório