Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 27º

"Agradeça ao seu filho". Pai de escritor bielorrusso exilado foi detido

O homem foi condenado a duas semanas de prisão por ter partilhado um artigo de um site da oposição.

"Agradeça ao seu filho". Pai de escritor bielorrusso exilado foi detido
Notícias ao Minuto

17:05 - 10/11/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Bielorrússia

Sasha Filipenko, um escritor bielorrusso exilado na Suíça, revelou, esta sexta-feira, que o seu pai foi condenado a duas semanas de prisão por ter partilhado um artigo de um site da oposição.

Alexander Filipenko foi detido pela polícia na quinta-feira, numa rusga ao seu apartamento em Minsk, na Bielorrússia, e depois "condenado a 13 dias de prisão por ter partilhado um artigo qualquer do Zerkalo", afirmou o filho Sasha Filipenko, no Facebook, citado pela Associated Press.

O site de notícias Zerkalo.io, com sede fora da Bielorrússia, critica o governo autoritário do presidente Alexander Lukashenko.

"Eles revistaram minha casa. Sete homens com metralhadoras. Eles levaram o meu pai e disseram à minha mãe: 'Agradeça ao seu filho'. É óbvio que estão a tentar pressionar-me para que pare de falar na imprensa europeia", referiu Sasha Filipenko.

Sasha Filipenko é um romancista popular e participou ativamente nos protestos contra o regime de Lukashenko em 2020. Além disso, tem manifestado repetidamente apoio aos presos políticos bielorrussos.

Os protestos contra Lukashenko tiveram início após uma eleição presidencial contestada, cujos resultados lhe deram um novo mandato.

Lukashenko adotou medidas severas contra os manifestantes, tendo a polícia detido cerca de 35.000 pessoas e espancado milhares. Muitas das principais figuras da oposição fugiram do país, incluindo Sviatlana Tsikhanouskaya, que concorreu contra o atual presidente nas eleições. Outros foram presos, como o ativista bielorrusso que ganhou o Prémio Nobel da Paz Ales Bialiatski.

Leia Também: Lukashenko alerta contra envio de mísseis de longo alcance aos ucranianos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório