Milagros Castellà Llorente, natural de Valência, em Espanha, desafia não só a velhice, mas também as novas tecnologias. Aos 101 anos, venceu um prémio graças ao seu 'podcast'.
De acordo com o diário espanhol ABC, a centenária venceu na categoria 'podcast' do XV Concurso de Histórias Escritas por Idosos, organizado pela fundação 'La Caixa', em conjunto com a Rádio Nacional de Espana (RNE) e o La Vanguardia, e que tem o objetivo de promover a escrita e a leitura entre os idosos. A categoria na qual a valenciana venceu era uma novidade no concurso.
Com esta vitória, o 'podcast' de Milagros foi publicado no site da fundação e transmitido no programa da RNE 'Juntos paso a paso'. Além do troféu, a mulher fará ainda parte do júri na próxima edição do concurso.
No trabalho a concurso, a mulher transmite o desejo de viver, com alegria e esperança.
"Há algum tempo, dois amigos disseram-me que tiveram a triste ideia de terem perdido a juventude e que isso lhes tirou a vontade de viver", dizia Milagros no 'podcast'. "Não havia dúvida de que a vida deles se reduzia a levantar, comer, ir para a cama e olhar em volta sem ver, não concordei com eles e não concordo agora, por isso vamos conversar sobre se é é possível chegar aos 100 anos, mas com dignidade e esperança", continuava.
"É necessário cumprimentar os amigos dizendo-lhes o quanto se sente mal e que não dormiu bem? Não, é melhor sorrir e dizer bom dia com convicção de que vão ficar bem", referia.
"Não sou médica, mas posso, por mim, pelos meus amigos, pelas pessoas que me rodeiam, saber que a velhice chegou como um cobertor que nos abriga e mal nos deixa respirar. E isso acontece quando jogamos a toalha, no dia em que não temos interesse em sair ou num novo livro ou filme de sucesso. Em suma, quando aceitamos o que somos sem querer melhorar a nossa forma de viver. Da rádio Ballesol Patacona, para toda a Espanha, Milagros Castellà", dizia ainda.
No total, o concurso recebeu 3.552 obras escritas por maiores de 60 anos de toda a Espanha, incluindo 74 'podcasts'.
Leia Também: Foge de restaurante sem pagar e é apanhada graças a crítica 'online'