Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

Missão da ONU no Mali anuncia início de retirada na tensa região norte

A missão de estabilização da ONU no Mali (Minusma) anunciou hoje que começou a retirar-se de dois dos seus campos na região de Kidal, palco de uma escalada militar entre beligerantes pelo controlo do território.

Missão da ONU no Mali anuncia início de retirada na tensa região norte
Notícias ao Minuto

18:59 - 16/10/23 por Lusa

Mundo Mali

"Num clima de grande tensão, a Minusma iniciou o processo de retirada dos seus campos na região de Kidal, começando por Tessalit e Aguelhok", declarou a missão em comunicado, acrescentando que poderá acelerar a retirada de um terceiro campo, o de Kidal.

Em junho, após meses de relações deterioradas, os coronéis que chegaram ao poder no Mali por um golpe de Estado exigiram a partida da Minusma, destacada desde 2013 no país, afetado pelo fundamentalismo islâmico e por uma profunda crise multidimensional.

A saída da Minusma dos seus campos exacerbou as rivalidades pelo controlo do território entre os grupos armados presentes no norte.

Os grupos separatistas predominantemente tuaregues retomaram as hostilidades contra o Governo central e o Grupo de Apoio ao Islão e aos Muçulmanos (GSIM, na sigla em francês), ligado à Al-Qaida, intensificou os ataques contra posições militares.

Desde agosto, a Minusma transferiu quatro campos para as autoridades malianas, mas a evacuação dos campos da ONU na região de Kidal e da própria Kidal, um reduto separatista, está a revelar-se a mais perigosa.

Leia Também: Exército maliano e grupo Wagner acusados de decapitaram civis no Mali

Recomendados para si

;
Campo obrigatório