França registou cerca de vinte ataques antissemitas este fim de semana

O Governo francês registou "cerca de vinte atos antissemitas", sem detalhar a sua gravidade, desde o ataque do Hamas a Israel, este fim-de-semana.

Gerald Darmanin

© Getty Images

Lusa
09/10/2023 23:59 ‧ 09/10/2023 por Lusa

Mundo

França

O Ministro do Interior de França, Gérald Darmanin, informou que dez pessoas foram detidas por ameaças e pinturas antissemitas.

O ministro esclareceu não haver "nenhuma ameaça específica conhecida em território nacional" contra os judeus em França.

"Atacar um judeu em França é atacar toda a República Francesa", alertou o ministro, depois de se reunir com representantes de instituições da comunidade judaica em França.

O Governo francês garantiu que as manifestações de apoio ao povo israelita a decorrer hoje em toda a França, serão alvo de um acompanhamento especial.

A Torre Eiffel, o monumento mais emblemático de Paris, foi iluminada com as cores da bandeira de Israel: azul e branco. A iluminação da Torre foi criticada por alguns por ser tardia.

França, que tem uma comunidade judaica profundamente enraizada, especialmente na área de Paris, registou em 2022 436 atos antissemitas contra propriedades ou pessoas, menos 26% do que em 2021. Em 2022 registou-se um aumento de ataques físicos face ao ano anterior.

Pelo menos duas pessoas de nacionalidade francesa morreram durante os ataques da milícia palestiniana Hamas em Israel.

A Air France suspendeu no sábado todos os seus voos entre Paris e Tel Aviv, até novo aviso. Normalmente a companhia aérea realizava dois voos diários em ambos os sentidos.

Leia Também: Primeira-ministra italiana expressa soliedariedade ao povo de Israel

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas