Procurar

Presidente do México critica decisão dos EUA em ampliar muro fronteiriço

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, qualificou hoje como "um passo atrás" a decisão de Washington de ampliar o muro fronteiriço entre os dois países para tentar impedir a entrada ilegal de migrantes nos Estados Unidos.

Presidente do México critica decisão dos EUA em ampliar muro fronteiriço

© John Moore/Getty Images

Lusa
05/10/2023 19:37 ‧ há 2 anos por Lusa

"Esta autorização para a construção do muro constitui um passo atrás porque não resolve o problema. Devemos combater as causas" da imigração ilegal, declarou o Presidente na sua habitual conferência de imprensa matinal.

Hoje, o Governo norte-americano liderado pelo Presidente democrata Joe Biden anunciou que iria acrescentar uma nova secção ao muro fronteiriço com o México para tentar limitar a chegada de migrantes em situação irregular, retomando assim uma medida que foi central (e fortemente contestada a nível interno e internacional) na estratégia migratória da administração liderada pelo ex-chefe de Estado republicano Donald Trump.

O chefe de Estado mexicano reúne-se hoje na Cidade do México com o chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, com quem vai abordar a imigração irregular e o tráfico de fentanil, um opióide sintético que está a tornar-se num dos principais problemas de saúde nos Estados Unidos e que regista uma crescente atividade nos dois países vizinhos.

Leia Também: Cuba e Venezuela? "Sanções e bloqueios [dos EUA] não podem ser mantidos"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10