Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

ONG alerta para "emergência humanitária" de 400 mil refugiados sudaneses

A organização não-governamental (ONG) Handicap Internacional alertou que "as necessidades humanitárias pioram a cada dia" para os cerca de 400 mil refugiados sudaneses que fugiram dos combates para o vizinho Chade.

ONG alerta para "emergência humanitária" de 400 mil refugiados sudaneses
Notícias ao Minuto

18:41 - 05/10/23 por Lusa

Mundo Chade

Segundo a ONG, num comunicado divulgado na quarta-feira, "1.500 a 2.000 pessoas atravessam a fronteira todos os dias".

Estas pessoas "vivem em condições desastrosas, carecendo de tudo, incluindo água, comida, abrigo, cuidados médicos" e "as poucas ONG presentes no local" enfrentam "uma grande crise de emergência humanitária que se irá deteriorar sem uma resposta imediata e substancial apoio dos Estados doadores", especificou a organização.

No total, mais de 400 mil pessoas são agora refugiadas no Chade, de acordo com o Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA), e 86% das quais são mulheres e crianças.

Todos os dias, muitos continuam a atravessar a fronteira depois de quilómetros de caminhada para fugirem dos combates sangrentos no Sudão, que eclodiram em 15 de abril entre o exército, liderado pelo general Abdel Fattah al-Burhan, e os paramilitares das Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês), comandadas por Mohamed Hamdan Dagalo, ex-número dois no Conselho Soberano - a junta militar que tomou o poder no país no golpe que depôs o antigo ditador Omar al-Bashir em abril de 2019.

Os combates reduziram a capital do Sudão, Cartum, a um campo de batalha urbano, sem que nenhuma das partes tenha conseguido obter o controlo da cidade.

Na região ocidental do Darfur - palco de uma campanha genocida no início da década de 2000 - o conflito transformou-se em violência étnica, com as RSF e milícias árabes aliadas a atacarem grupos étnicos africanos, segundo grupos de defesa dos direitos humanos e a Organização das Nações Unidas.

O Chade é o terceiro país menos desenvolvido do mundo, de acordo com a ONU, e o seu sistema de saúde em ruínas muitas vezes não pode fazer nada pelos mais vulneráveis.

Antes do anterior conflito no Sudão, o país já acolheu cerca de 410 mil sudaneses que fugiram da guerra em Darfur, bem como dezenas de milhares de refugiados dos Camarões, no oeste, e da África Central, no sul.

De acordo com as projeções da ONU, 200 mil novos refugiados do Sudão ainda poderão chegar em breve.

Leia Também: ONU alerta que repressão no Sudão do Sul ameaça paz e eleições credíveis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório