Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Presidente da República lamenta morte de portuguesas no Tajiquistão

O Presidente da República enviou condolências à família das vítimas mortais de um acidente de viação, ocorrido em setembro. Outras duas portuguesas ficaram feridos no mesmo acidente.

Presidente da República lamenta morte de portuguesas no Tajiquistão
Notícias ao Minuto

08:08 - 05/10/23 por Notícias ao Minuto

País Tajiquistão

Duas cidadãs portuguesas morreram na sequência de um acidente de viação no Tajiquistão, que ocorreu a 19 de setembro, confirmou o Presidente da República numa nota publicada no website oficial da Presidência. O ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) tinha já avançado a informação, na quarta-feira.

"Apesar de ocorrido em 19 de setembro, só agora foi tornado público o acidente que vitimou duas portuguesas no Tajiquistão e feriu outros dois compatriotas", começa por dizer Marcelo Rebelo de Sousa.

Neste "momento de luto", o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa "apresenta condolências às famílias das vítimas mortais, desejando a rápida recuperação aos feridos".

A embaixada de Portugal em Moscovo está a acompanhar o processo de transladação para Portugal das duas mulheres, informou na quarta-feira o MNE.

Numa nota, a tutela assegura que está a ser acompanhado o processo de transporte para Portugal de duas outras turistas que ficaram hospitalizadas naquele país, após o acidente de viação ocorrido a 19 de setembro passado no norte do Tajiquistão com um grupo de 22 turistas portugueses.

O MNE adianta que as duas cidadãs portuguesas hospitalizadas estão estáveis, que "serão transferidas para Portugal assim que o estado de saúde o permitir" e que tem mantido contacto com os familiares de todas as vítimas, "prestando o apoio consular necessário".

O acidente com um autocarro que transportava cidadãos portugueses no norte do Tajiquistão (país da Ásia Central que esteve inserido até 1991 na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - URSS), na estrada entre Ayni e Penjikent.

Leia Também: Tajiquistão anuncia que matou "três terroristas" vindos do Afeganistão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório