Meteorologia

  • 25 FEVEREIRO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 17º

Diplomacia europeia saúda decisão arménia de ratificar Estatuto de Roma

O Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança expressou hoje "satisfação" com a decisão do parlamento da Arménia de ratificar o Estatuto de Roma, tratado fundador do Tribunal Penal Internacional (TPI).

Diplomacia europeia saúda decisão arménia de ratificar Estatuto de Roma
Notícias ao Minuto

07:52 - 04/10/23 por Lusa

Mundo TPI

Josep Borrell apelou, em nome da União Europeia (UE), a todos os Estados para que adiram ao Estatuto de Roma, a fim de "pôr termo à impunidade e promover uma cultura de responsabilização", sem fazer qualquer referência à Rússia.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou na terça-feira que o "mundo está a ficar mais pequeno" para o Presidente russo, Vladimir Putin, após esta decisão que, uma vez em vigor, inclui a Arménia na lista de países que podem prender o líder do Kremlin.

O TPI, com sede em Haia, emitiu um mandado de captura internacional contra o líder russo em março, considerando-o responsável pela prática de crimes de guerra ao deportar ilegalmente crianças da Ucrânia para a Rússia.

A decisão do parlamento arménio de ratificar o Estatuto de Roma foi descrita como "imprópria" pelo Kremlin, uma vez que a Arménia tem sido um aliado tradicional da Rússia, que não reconhece a autoridade do TPI.

Leia Também: Parlamento da Arménia ratifica adesão ao Tribunal Penal Internacional

Recomendados para si

;
Campo obrigatório