Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 16º

Kevin McCarthy destituído como líder da câmara baixa dos Estados Unidos

Oito republicanos votaram contra McCarthy e ficaram do lado de 208 democratas, selando a sua destituição do cargo. É a primeira vez na história dos EUA que um líder da Câmara dos Representantes abandona o cargo desta forma. 

Kevin McCarthy destituído como líder da câmara baixa dos Estados Unidos
Notícias ao Minuto

22:05 - 03/10/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo EUA

O líder da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, o republicano Kevin McCarthy, foi afastado, esta terça-feira, tornando-se o primeiro líder a ser destituído do cargo na história daquele país.

Na votação, que terminou com 216 votos a favor da decisão e 210 contra, forçada por um contingente formado pela ala mais à direita do Partido Republicano, a Câmara dos Representantes (câmara baixa) aprovou a "moção de afastamento", com os democratas a unirem-se à direita radical.

Oito republicanos da área mais radical do partido votaram contra o líder e ficaram do lado de 208 democratas, selando a destituição de McCarthy do cargo.

A votação histórica sublinha as profundas divisões dentro do partido Republicano, que ameaçam inaugurar uma nova era de disfunção em Washington. A Câmara não pode realizar trabalhos legislativos até que um novo presidente seja eleito.

A revolta contra McCarthy foi liderada por Matt Gaetz, o congressista republicano da Florida, que decidiu agir depois de o presidente da câmara baixa ter fechado um acordo com os democratas para manter o governo federal funcional em vez de arriscar um encerramento ('shut down').

Na manhã de terça-feira, a liderança democrata descartou sugestões de que ajudariam McCarthy a manter o poder, aconselhando os seus membros a "votarem sim" para destituir o presidente da Câmara dos Representantes.

Os próximos passos são incertos, mas não há um sucessor óbvio para liderar a maioria republicana na Câmara dos Representantes, revela a agência Associated Press (AP).

McCarthy será substituído interinamente pelo também republicano Patrick McHenry, representante do 10.º distrito da Carolina do Norte. 

O regulamento da Câmara dos Deputados estabelece que é o presidente da Câmara quem deve elaborar a lista dos seus possíveis substitutos caso o seu cargo seja declarado vazio. Esta lista só é tornada pública se esta situação se verificar e o escolhido atuar interinamente até à eleição do novo líder.

[Notícia atualizada às 22h46]

Leia Também: Líder da câmara baixa dos EUA tenta forçar votação sobre a destituição

Recomendados para si

;
Campo obrigatório