Soldado morto em Pearl Harbour identificado 82 anos depois
Ataque fez milhares de mortos e empurrou os Estados Unidos a entrar na Segunda Guerra Mundial.

© Getty Images

Mundo Segunda Guerra Mundial
Quase 82 anos depois do grande ataque japonês em Pearl Harbour, no Havai, as autoridades norte-americanas identificaram os restos mortais de um marinheiro morto durante o ataque em dezembro de 1941, graças ao uso de tecnologia moderna que tem sido usado para identificar as vítimas.
O soldado foi identificado como Stanley C. Galaszewski, um fuzileiro de 29 anos oriundo do Ohio, que estava estacionado no USS California, um dos primeiros navios de combate atingidos pelos ataques aéreos japoneses na base naval.
Segundo um comunicado do departamento de pessoas desaparecidas e prisioneiros de guerra dos EUA (DPAA, na sigla em inglês), Galaszewski morreu juntamente com 100 colegas no dia 7 de dezembro de 1941. Os seus restos mortais estavam incluídos num grupo de restos 'não-recuperáveis', mas as autoridades norte-americanas usaram tecnologia moderna de ADN para identificar vários soldados.
Desde 2018, todos os 25 restos por identificar foram exumados e analisados novamente por cientistas das forças armadas.
Graças à descoberta, o nome de Galaszewski foi colocado num memorial em Honolulu, no Havai, dedicado aos soldados mortos durante o ataque, tendo sido também afixado um símbolo que indica que os seus restos foram recuperados e que este foi encontrado. O fuzileiro será sepultado na sua terra natal de Steubenville, no estado do Ohio, a 3 de novembro.
O ataque contra a base aérea de Pearl Harbour continua a ser um dos maiores incidentes da história do século XX, da Segunda Guerra Mundial e o primeiro ataque estrangeiro em solo norte-americano. O evento, levado a cabo pelo Japão - na altura um aliado da Alemanha nazi -, que procurava aumentar a sua área de influência pelo Oceano Pacífico.
Na sequência do ataque, onde morreram mais de 2.400 norte-americanos, os Estados Unidos entraram oficialmente na Segunda Guerra Mundial, ajudando o esforço dos Aliados no Pacífico e também na Europa. A guerra terminaria em 1945, após o uso de duas bombas nucleares pelos EUA no Japão, em Hiroxima e Nagasaki.
Leia Também: Papa Pio XII foi informado sobre crimes do regime nazi
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários