Dois sírios detidos no Líbano por suspeita de tráfico de seres humanos

A polícia do Líbano deteve dois sírios suspeitos de integrarem uma rede de tráfico de seres humanos que transportava migrantes do Médio Oriente para a Europa através da costa líbia, anunciaram hoje as autoridades em Beirute.

Notícia

© iStock

Lusa
02/10/2023 16:11 ‧ 02/10/2023 por Lusa

Mundo

Migrantes

Os dois suspeitos estão envolvidos no tráfico de "centenas de pessoas de diferentes nacionalidades" da Líbia para Itália e Grécia, disseram as forças de segurança num comunicado citado pela agência espanhola Europa Press.

A rede transportava sírios, libaneses, egípcios, palestinianos e pessoas de países africanos da Líbia para a Europa em embarcações e "em coordenação com cidadãos libaneses".

Segundo as autoridades libanesas, a rede esteve envolvida num naufrágio ao largo da costa líbia que fez dezenas de mortos.

Os dois detidos, cuja identidade não foi revelada, "fugiram da Líbia para a Síria depois de um deles ter sido vítima de uma tentativa de assassinato às mãos das famílias de algumas das vítimas".

Posteriormente, "entraram ilegalmente no Líbano", disseram as forças de segurança interna.

Os suspeitos confessaram ter cobrado 3.500 dólares (cerca de 3.300 euros) por pessoa para as transportar para as costas europeias, utilizando barcos com capacidade para 250 a 500 pessoas.

"Os procedimentos legais estão em curso, na sequência de um pedido das autoridades judiciais", acrescentaram as forças de segurança libanesas.

Cerca de 25 mil migrantes morreram ou foram dados como desaparecidos desde 2014 ao tentarem atravessar o Mar Mediterrâneo, incluindo mais de 22.300 na rota do Mediterrâneo central, segundo dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Leia Também: França pede que encontrem "terceira via" para eleger presidente no Líbano

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas