Nigerinos vão ditar futuras relações com França, diz general

Os nigerinos vão ditar as "futuras relações com França", adiantou hoje o novo homem forte do Níger, uma semana após o Presidente francês ter anunciado a saída do embaixador e das tropas francesas do país.

Notícia

© Lusa

Lusa
01/10/2023 16:32 ‧ 01/10/2023 por Lusa

Mundo

Níger

"O povo nigerino ditará agora a forma das futuras relações com França", disse o general Abdourahamane Tiani.

As declarações surgem uma semana depois de Emmanuel Macron ter informado a saída do embaixador em Niamey, Sylvain Itté, que regressou na quarta-feira a Paris, e dos 1.500 soldados franceses até ao final do ano.

O regime nigerino ordenou a expulsão do diplomata e denunciou o acordo de cooperação militar com Paris, reiterando o pedido de retirada das tropas francesas.

O Níger vive uma crise política desde 26 de julho, quando uma junta militar - autodenominada Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CNSP), liderada pelo antigo chefe da Guarda Presidencial, general Abdourahamane Tiani - depôs o Presidente eleito, Mohamed Bazoum (que se encontra em prisão domiciliária desde então), e suspendeu a Constituição.

O golpe de Estado foi condenado pela comunidade internacional e pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que decretou duras sanções económicas e comerciais contra o Níger (membro do bloco antes de ser suspenso) e ameaçou com uma ação militar contra os golpistas para restabelecer a ordem constitucional.

Leia Também: Pelo menos 12 soldados morreram na sequência de um ataque terrorista

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas