Meteorologia

  • 11 DEZEMBRO 2023
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

O pormenor no encontro com Putin que pode mostrar a debilidade de Kadyrov

Há rumores de que o líder checheno está gravemente doente e que esteve mesmo internado num hospital em Moscovo.

Notícias ao Minuto

19:32 - 28/09/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Um vídeo do momento da reunião do líder checheno, Ramzan Kadyrov, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, suscitou algumas especulações sobre o estado de saúde do primeiro.

Há já algumas semanas que surgiram rumores de que Kadyrov estaria gravemente doente, e que até esteve internado num hospital em Moscovo, na Rússia.

Agora, os dois responsáveis reuniram-se no Kremlin, mas um 'olhar atento' de um comentador na rede social X (antigo Twitter) aponta para a alegada debilidade do checheno.

"Kadyrov no encontro com Putin. Notem que Kadyrov tem as mãos a tremer ao segundo 11. Não acho que ele esteja próximo da morte, mas está, definitivamente, com dificuldades", escreveu o comentador identificado como 'Dmitri'.

Para além deste, também o conselheiro do ministério dos assuntos internos da Ucrânia, Anton Gerashchenko, apontou uma outra teoria. Segundo o responsável, a reunião entre os dois terminou de forma abrupta, e os jornalistas que registavam o momento foram retirados da sala.

De acordo com Gerashchenko, foram publicadas duas versões - uma antes e outra depois dessa alegada pausa. Na primeira parte, Kadyrov mostra-se de costas, enquanto depois é possível vê-lo de frente.

"No entanto, os metadados do vídeo mostram que ele foi editado num MacBook. Há cerca de um mês, os produtos da Apple começaram a ser proibidos em repartições governamentais, começando pelo Kremlin. Portanto, ou este é o Kadyrov de há um mês (ou mais), ou os propagandistas, mais uma vez, quebraram suas próprias regras", escreve o responsável também na rede social X.

Durante o encontro no Kremlin, sede da presidência em Moscovo, Kadyrov disse que as tropas chechenas estavam a mostrar bons resultados na "operação militar especial", o eufemismo de Moscovo para a invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022.

Kadyrov afirmou ainda que os combatentes chechenos "estão bem dispostos" e que "todos os dias fazem prisioneiros e destroem equipamento" dos militares ucranianos.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Putin recebe líder checheno após notícias de que estaria em coma

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

;
Campo obrigatório