Meteorologia

  • 13 ABRIL 2024
Tempo
29º
MIN 16º MÁX 29º

Fogo de artifício explode no focinho de uma cadela de rua no México

'Chispa' terá sofrido uma possível fratura na mandíbula, tendo sido encaminhada para o Hospital Veterinário do Instituto de Bem-Estar Animal (IBA).

Fogo de artifício explode no focinho de uma cadela de rua no México
Notícias ao Minuto

18:47 - 20/09/23 por Notícias ao Minuto

Mundo México

Uma cadela de rua ficou gravemente ferida depois de, na quarta-feira passada, dia 13 de setembro, um fogo de artifício ter explodido no seu focinho no bairro La Guadalupana, em Puebla, no México.

Um dos vizinhos, que é responsável por cuidar do animal, socorreu-o no momento de aflição e pediu ajuda às autoridades ambientais através das redes sociais, uma vez que não tinha recursos financeiros para o levar ao veterinário, revela o jornal Excelsior.

A organização Unidade de Resgate e Suporte de Vida Animal (Ursva) atendeu ao pedido e ofereceu-se para prestar os cuidados médicos adequados à cadela.

Tudo aconteceu no momento em que uma família estava num parque. As crianças estavam a brincar com fogo de artifício, quando um deles atingiu o focinho da patuda, apelidada pelos moradores como 'Chispa', que ficou com a boca e a mandíbula a sangrar.

A Ursva, citada pelo jornal mexicano, revelou que depois do ato inconsequente dos menores, os seus pais disseram que apenas iriam "dar 200 pesos" (pouco mais de 65 euros) para o tratamento.

'Chispa' terá sofrido uma possível fratura na mandíbula, tendo sido encaminhada para o Hospital Veterinário do Instituto de Bem-Estar Animal (IBA).

Após o caso se ter tornado viral nas redes sociais, os internautas contestaram o uso de fogos de artifício, tendo o governador de Puebla, Sergio Peregrina, apelado à sensibilização para ações que podem prejudicar os animais.

"O Ministério do Interior está a trabalhar muito nesta questão, o Ministério Público Geral do Estado tem de apertar, já enviámos uma iniciativa para reforçar a questão das responsabilidades mas o apelo é também para gerar conscientização na sociedade", declarou o governador.

A população exige ainda uma punição para a família responsável pelos ferimentos de 'Chispa'.

Leia Também: Cadela fugiu de casa e foi encontrada a assistir a concerto dos Metallica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório