Meteorologia

  • 07 SEPTEMBER 2024
Tempo
25º
MIN 14º MÁX 26º

Trump falha 2.º segundo debate republicano para sindicalistas em Detroit

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump irá falhar o segundo debate republicano, marcado para 27 de setembro na Califórnia, dia em que realizará um discurso perante sindicalistas em Detroit, onde decorre uma importante greve da indústria automóvel.

Trump falha 2.º segundo debate republicano para sindicalistas em Detroit

Getty Images

Notícias ao Minuto

19:45 - 19/09/23 por Lusa

Mundo EUA

A viagem ao Estado do Michigan incluirá um discurso perante cerca de 500 sindicalistas, que será transmitido em horário nobre, adiantou hoje o jornal The New York Times, citado pela agência Associated Press (AP).

O antigo chefe de Estado já tinha evitado o primeiro debate republicano, realizado em Milwaukee, no Wisconsin, no mês passado, para conceder uma entrevista em horário nobre ao ex-apresentador da Fox News e conhecido jornalista de direita, Tucker Carlson.

A ausência de Trump no segundo debate do seu partido foi anunciado durante o quarto dia de greve dos trabalhadores da indústria automóvel em Detroit, representados pelo United Auto Workers (UAW), contra os principais fabricantes do país, aos quais exigem um aumento de 40% dos seus salários, melhores horários e melhores condições de trabalho.

A presença de Trump em Detroit, num momento chave para a indústria automóvel daquela cidade, provocou a reação de alguns sindicatos, que descreveram o político como uma fraude e manifestaram apoio ao democrata Joe Biden.

Focado num possível novo embate com Biden nas próximas presidenciais, a recuperação do Estado do Michigan, que passou para os republicanos em 2016 mas regressou aos democratas em 2020, parece essencial para o eventual regresso de Trump à Casa Branca.

Sem Trump, o Comité Nacional Republicano ainda não confirmou quais os candidatos que estão qualificados a participar no debate.

Os candidatos devem alcançar uma intenção de voto de pelo menos 3% em duas sondagens nacionais ou, em alternativa, 3% numa sondagem nacional e 3% em duas sondagens em dois dos estados que realizam primeiro as primárias (Iowa, New Hampshire, Carolina do Sul e Nevada).

Estas exigências são superiores face ao primeiro debate republicano, onde puderam participar candidatos com pelo menos 1% nos critérios indicados.

Cumpriram os requisitos para o primeiro debate Mike Pence, ex-vice-presidente dos EUA, Ron DeSantis, governador da Florida; o empresário Vivek Ramaswamy, Nikki Haley, ex-embaixadora da ONU e governadora da Carolina do Sul, Chris Christie, ex-governador de Nova Jersey, Tim Scott, senador pela Carolina do Sul, Doug Burgum, governador da Dakota do Norte e Asa Hutchinson, ex-governador do Arkansas.

Leia Também: ONU. Embargo dos EUA é "conduta absolutamente unilateral e injustificada"

Recomendados para si

Campo obrigatório