Meteorologia

  • 14 JULHO 2024
Tempo
24º
MIN 15º MÁX 26º

Sobreaquecimento do planeta é "ameaça mais imediata ao nosso futuro"

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou hoje que a "ameaça mais imediata ao futuro" humano é o sobreaquecimento do planeta, salientando que as alterações climáticas registadas são "apenas o começo".

Sobreaquecimento do planeta é "ameaça mais imediata ao nosso futuro"
Notícias ao Minuto

14:51 - 19/09/23 por Lusa

Mundo Guterres

No seu discurso de abertura do Debate da 78.ª sessão da Assembleia Geral da ONU (UNGA 78, na sigla em inglês), Guterres pediu "determinação" no combate ao sobreaquecimento do planeta, sustentando que as mudanças climáticas não são apenas uma mudança no clima, mas que estão a mudar a vida no planeta e a matar e devastar comunidades.

"Em todo o mundo, assistimos não só à aceleração das temperaturas, mas também à aceleração do aumento do nível do mar, ao recuo dos glaciares, à propagação de doenças mortais, à extinção de espécies e a cidades sob ameaça. E isto é apenas o começo", observou.

"Acabamos de sobreviver aos dias mais quentes, aos meses mais quentes e ao verão mais quente de que há registo. Por trás de cada recorde quebrado estão economias quebradas, vidas quebradas e nações inteiras à beira do colapso. Todos os continentes, todas as regiões e todos os países estão a sentir o calor. Mas não tenho a certeza se todos os líderes estão a sentir esse calor", disse.

O ex-primeiro-ministro português, que tem na agenda climática e ambiental uma das prioridades do seu mandato, argumentou que as ações para travar esta crise estão "terrivelmente aquém" do esperado.

Leia Também: Invasão da Ucrânia "criou mundo de insegurança para todos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório