Um agricultor morreu e outro ficou ferido, este domingo, depois de um trator ter embatido contra uma mina num campo em Kherson, na Ucrânia.
"Volto a apelar aos habitantes da região. Não iniciem nenhum trabalho até que os campos tenham sido inspecionados. Cuidem da vossa segurança", alertou o governador de Kherson, Oleksandr Prokudin, através da rede social Telegram, citado pela Reuters.
O responsável explicou que o homem, de 45 anos, sofreu ferimentos na cabeça, no olho direito e no peito, além de queimaduras de terceiro grau e um "trauma abdominal contuso", tendo morrido a caminho do hospital.
Um jovem de 26 anos também ficou ferido, tendo sido hospitalizado.
Libertada após uma longa ocupação russa, a região de Kherson está fortemente minada e os agricultores arriscam as suas vidas ao trabalhar em campos que ainda não foram desminados.
A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou, de acordo com os mais recentes dados da ONU, a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
A invasão russa - justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.
Leia Também: "EUA controlam a guerra e estão a travar uma guerra contra a Rússia"