Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Emergência israelita abre clínicas em zona mais afetada de Marrocos

O serviço de emergência israelita United Hatzallah abriu clínicas médicas nas montanhas do Atlas, em Marrocos, onde aldeias inteiras foram arrasadas, para fornecer cuidados médicos e ajuda humanitária às pessoas da região após o terramoto, foi hoje divulgado.

Emergência israelita abre clínicas em zona mais afetada de Marrocos
Notícias ao Minuto

21:36 - 14/09/23 por Lusa

Mundo Marrocos/Sismo

"A partir da manhã de domingo, a missão de ajuda humanitária United Hatzallah está a trabalhar em Marrocos", explicou o serviço médico de emergência voluntário, em comunicado.

A mesma fonte garantiu que está em "coordenação com o governo marroquino e os líderes comunitários para determinar a melhor forma de ajudar após o terramoto" ocorrido no passado semana.

O sismo, que as autoridades marroquinas disseram ter tido uma magnitude de 7,0 na escala de Richter, causou 2.946 mortos e 5.674 feridos, segundo o balanço mais recente do governo de Rabat.

O United Hatzallah avaliou, em primeiro lugar, "onde os seus recursos podem ser melhor utilizados" e "tomou a decisão de abrir clínicas médicas em aldeias nas montanhas do Atlas que ainda não puderam receber cuidados médicos ou ajuda humanitária".

Este organismo instalou hoje duas clínicas médicas em diferentes cidades do Atlas "para tratar os feridos e doentes", e alertou que há muitas tarefas a serem feitas na região.

"Em muitos lugares as equipas de busca e salvamento estão ocupadas a tentar resgatar sobreviventes dos escombros", frisou.

A equipa destacada para Marrocos é composta por dois médicos e uma dezena de técnicos de emergência e paramédicos.

Por outro lado, as autoridades israelitas ofereceram formalmente a sua assistência a Marrocos na semana passada, e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu determinou que as agências governamentais se preparassem para fornecer a assistência necessária ao país africano.

Entre outros, o Exército israelita e o serviço de emergência Magen David Adom (Estrela de David Vermelha, equivalente à Cruz Vermelha) organizaram equipas de resgate e médicas, mas não partiram.

Segundo adiantou à agência Efe uma fonte israelita, as autoridades marroquinas agradeceram a Israel a oferta de ajuda, mas garantiram que não necessitam de assistência adicional neste momento.

Israel e Marrocos são aliados recentes, depois de terem normalizado as suas relações no final de 2020, no âmbito dos Acordos de Abraham, e desde então reforçaram em grande escala os seus laços em áreas como diplomacia, inteligência, defesa e turismo.

Recentemente, Israel reconheceu a soberania marroquina sobre o Sahara Ocidental, e o monarca de Marrocos Mohamed VI convidou Netanyahu a visitar o país.

O tremor de terra, cujo epicentro se registou na localidade de Ighil, 63 quilómetros a sudoeste da cidade de Marraquexe, foi sentido em Portugal e Espanha, tendo atingido uma magnitude de 7,0 na escala de Richter, segundo o Instituto Nacional de Geofísica de Marrocos - o Serviço Geológico dos Estados Unidos registou uma magnitude de 6,8.

Leia Também: Marrocos. ONG começam a sair sem conseguirem encontrar sobreviventes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório