Meteorologia

  • 12 JULHO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 27º

Marrocos. Bombeiros resgataram menina dos escombros, mas criança morreu

O resgate foi realizado por cinco bombeiros espanhóis, que se encontram em missão no país devido ao sismo da semana passada.

Marrocos. Bombeiros resgataram menina dos escombros, mas criança morreu
Notícias ao Minuto

15:46 - 14/09/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Marrocos

Cinco bombeiros espanhóis resgataram uma menina de nove anos, que foi encontrada debaixo dos escombros causados pelo sismo que assolou Marrocos, na passada sexta-feira. Segundo a imprensa espanhola, o resgate demorou cerca de 18 horas e a criança foi encontrada viva, mas acabou por morrer horas depois. 

"Depois de muito lutarmos, depois de passarmos 18 horas a despejar 15 metros cúbicos de terra e pedras, conseguimos retirá-la com vida. Será difícil esquecer a imagem do resgate de uma menina enrolada a uma manta e da alegria e celebração da família por a terem recuperado", contou Edgar Xavier Juan, um dos cinco bombeiros florestais da Generalitat Valenciana que se encontram em missão humanitária em Marrocos, citado pela estação espanhola RTVE, antes de se saber que a criança havia morrido.

Posteriormente, fontes dos bombeiros confirmaram também à RTVE que a criança morreu pouco tempo após a realização do resgate.

Sublinhe-se que, de acordo com o mais recente balanço provisório do governo marroquino, o sismo, que ocorreu ao final da noite da passada sexta-feira, já provocou quase três mil mortos e mais de 5.500 feridos. 

O tremor de terra, cujo epicentro se registou na localidade de Ighil, 63 quilómetros a sudoeste da cidade de Marraquexe, foi sentido em Portugal e Espanha, tendo atingido uma magnitude de 7,0 na escala de Richter, segundo o Instituto Nacional de Geofísica de Marrocos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos registou uma magnitude de 6,8.

Esta manhã, um sismo de magnitude 4,6 abalou a zona do Atlas e foi sentido na cidade de Marraquexe, sendo a primeira réplica a ultrapassar os 4,5 desde o sismo.

Leia Também: Marrocos. Cruz Vermelha Alemã cancela voo com ajuda devido a novas regras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório