O presidente russo, Vladimir Putin, considerou, esta terça-feira, que os processos legais em que o antigo chefe de Estado norte-americano Donald Trump se tem visto envolvido, mostram a “podridão do sistema político americano”, naquilo que considerou tratar-se de uma “perseguição com motivações políticas”.
"A perseguição de Trump, para nós, no ambiente atual, é boa, porque mostra a podridão do sistema norte-americano. É uma perseguição com motivações políticas”, disse o responsável, no seu discurso no Fórum Económico do Oriente, que decorre em Vladivostoque, no extremo oriental russo.
Na sua ótica, a situação mostra que a Rússia está, tal como na era soviética, a lutar contra “a cara bestial do capitalismo norte-americano”, uma vez que “as autoridades atuais lideram a sociedade norte-americana com um espírito antirrusso”.
“Conseguiram e, agora, virar este navio na outra direção será muito difícil”, complementou, citado pela AFP.
Sublinhe-se que Trump foi alvo de escrutínio pelos seus laços com a Rússia durante o seu mandato presidencial, tendo considerado, no brotar da guerra na Ucrânia, que Putin “nunca” agiria da mesma forma com a sua administração.
Apesar dos processos judiciais que se acumulam, o magnata continua a ser o grande favorito à indicação republicana e ainda ampliou a distância para o 'número 2', o governador da Florida, Ron DeSantis, após a mais recente acusação.
Trump enfrenta quatro acusações, entre elas conspiração para defraudar os Estados Unidos, conspiração para obstruir um procedimento oficial, envolvendo o processo de certificação de voto no Capitólio a 6 de janeiro de 2021 e conspiração para fazer essa obstrução, bem como conspiração por violação de direitos civis, relacionada com tentativas de reverter a seu favor os resultados eleitorais em diferentes estados nas eleições de 2020, contra o atual presidente norte-americano, Joe Biden.
Leia Também: AO MINUTO: Kim Jong-un chega à Rússia; Moscovo "recalibrou" defesa