Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

'Marine' condenado trabalho comunitário por invasão do Capitólio

Um dos três fuzileiros no ativo que participaram na invasão ao Capitólio norte-americano a 06 de janeiro de 2021 foi hoje condenado a 279 horas de serviço comunitário e a liberdade condicional durante quatro anos.

'Marine' condenado trabalho comunitário por invasão do Capitólio
Notícias ao Minuto

23:56 - 11/09/23 por Lusa

Mundo Ataque ao Capitólio

As horas de serviço comunitário representam uma hora por cada fuzileiro naval que foi morto ou ferido na Guerra Civil.

A juíza distrital Ana Reyes disse, na leitura da sentença, não conseguir entender porque razão o 'Marine' Dodge Hellonen violou o seu juramento de proteger a Constituição dos Estados Unidos "contra todos os seus inimigos, estrangeiros e internos" e arriscou a sua carreira ao juntar-se ao motim de 06 de janeiro de 2021 que interrompeu o Congresso que certificava a vitória do presidente Joe Biden nas eleições de 2020.

"Recomendo que pense sobre o que aconteceu para que possa resolver o problema e garantir que isso não acontece novamente", disse Ana Reyes.

Dodge Hellonen, agora com 24 anos, foi o primeiro dos três fuzileiros navais a ser punido por participar no cerco ao Capitólio.

A juíza também deverá condenar os réus Micha Coomer, na terça-feira e Joshua Abate, na quarta-feira.

Os três fuzileiros, amigos da mesma unidade, viajaram juntos de um posto militar na Virgínia para Washington DC, a 06 de janeiro, quando o então presidente Donald Trump discursou no seu comício 'Stop the steal' perto da Casa Branca.

Os jovens juntaram-se então à multidão que invadiu o Capitólio depois de Trump ter exortado os seus apoiantes a "lutarem como o diabo".

Antes de impor a sentença de Hellonen, a juíza Reyes descreveu como os fuzileiros lutaram e morreram em algumas das batalhas mais 'ferozes' da história norte-americana, recitando o numero de vitimas de algumas das guerras mais sangrentas.

Hellonen, Coomer e Abate deram-se como culpados no início deste ano "de desfilar, manifestar-se ou fazer piquetes num prédio do Capitólio", uma contravenção punível com, no máximo, seis meses de prisão.

Centenas de manifestantes do Capitólio declararam-se culpados da mesma acusação, que é semelhante a invasão de propriedade.

Leia Também: Aliado de Trump condenado por obstrução ao poder no ataque ao Capitólio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório