Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Aliado de Trump condenado por obstrução ao poder no ataque ao Capitólio

Peter Navarro, ex-assessor económico e aliado do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi considerado culpado esta quinta-feira de obstrução ao poder, após recusar-se a cooperar com a comissão do Congresso que investigou o ataque ao Capitólio.

Aliado de Trump condenado por obstrução ao poder no ataque ao Capitólio
Notícias ao Minuto

06:47 - 08/09/23 por Lusa

Mundo Ataque ao Capitólio

O juiz Amit Mehta definiu a data da sentença de Navarro para 12 de janeiro de 2024.

Outro antigo conselheiro de Donald Trump, Steve Bannon, já tinha sido condenado, pelos mesmos crimes, a quatro meses de prisão em 2022, mas recorreu.

Peter Navarro foi considerado culpado da acusação de se recusar, em 2022, a comparecer e fornecer documentos ao comité da Câmara dos Representantes que investigava os acontecimentos de 06 de janeiro de 2021.

Nesse dia, centenas de apoiantes de Donald Trump invadiram o Capitólio, sede do Congresso dos EUA, na tentativa de impedir a certificação da vitória do democrata Joe Biden.

Assim que deixou o tribunal, Navarro anunciou a sua intenção de recorrer, defendendo que um "conselheiro sénior da Casa Branca não poderia ser forçado a testemunhar perante o Congresso", sob pena de violar a "separação de poderes" executiva e legislativa.

O ex-assessor económico de Trump pode ser condenado entre 30 dias e um ano de prisão, além de enfrentar uma multa de até 100 mil dólares.

A comissão de inquérito de 06 de janeiro de 2021 recomendou, no seu relatório publicado em dezembro de 2022, após 18 meses de trabalho, a abertura de processos criminais contra Donald Trump, em particular por apelar à rebelião e conspirar contra instituições norte-americanas.

O antigo presidente republicano foi indiciado em agosto por um tribunal federal de Washington e depois pelos tribunais do Estado da Geórgia (sudeste), pelas suas tentativas alegadamente ilícitas de obter a reversão dos resultados das eleições de 2020.

Leia Também: Wynn Resorts e funcionárias chegam a acordo em caso de assédio sexual

Recomendados para si

;
Campo obrigatório