Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

G20. Michel discute cereais com Erdogan e reúne com príncipe saudita

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, discutiu hoje o acordo para exportar cereais ucranianos através do Mar Negro com o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e reuniu com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohamed bin Salmán.

G20. Michel discute cereais com Erdogan e reúne com príncipe saudita
Notícias ao Minuto

15:22 - 10/09/23 por Lusa

Mundo G20

"Reunião com o presidente turco Erdogan à margem do G20. Foram discutidos todo o espetro das relações entre a União Europeia e a Turquia, a Iniciativa de Cereais do Mar Negro e a situação regional, em particular, da Arménia e do Azerbaijão", escreveu Charles Michel, numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

O G20 esteve reunido este fim de semana numa cimeira em Nova Deli, capital da Índia.

O G20 reúne as 19 economias mais desenvolvidas ou emergentes e a União Europeia. A União Africana passou a fazer parte do grupo desde sábado, não tendo sido ainda mencionada a alteração do nome para G21.

Além da reunião com Erdogan, o presidente do Conselho Europeu teve uma reunião bilateral com o príncipe herdeiro saudita.

"A parceria entre a União Europeia e o Reino da Arábia Saudita está revitalizada. Continuaremos a avançar nos nossos objetivos comuns e a abordar todos os aspetos da nossa relação, assim como os desafios globais e regionais", referiu o presidente do Conselho Europeu.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, apelou hoje para que a Rússia não seja marginalizada nas conversações para reavivar o acordo sobre as exportações de cereais ucranianos através do Mar Negro.

"Nenhum processo que marginalize a Rússia na iniciativa dos cereais do Mar Negro será viável", disse Erdogan aos jornalistas após o encerramento da cimeira do G20 em Nova Deli, segundo a agência francesa AFP.

Erdogan anunciou uma próxima reunião sobre a questão com representantes russos, ucranianos e da ONU, sem especificar uma data ou local.

"Somos de opinião de que qualquer medida suscetível de perturbar a paz no Mar Negro e agravar as tensões na região deve ser evitada", acrescentou o líder turco.

Erdogan deslocou-se à cidade russa de Sochi na segunda-feira para conversações com o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, mas o encontro não permitiu desbloquear o impasse sobre os cereais.

Negociado sob a égide de Ancara e da ONU no verão de 2022, o acordo visa garantir as exportações de cereais de Kiev através dos portos ucranianos no Mar Negro.

No entanto, em julho deste ano, a Rússia retirou-se do acordo alegando que o acesso ao mercado internacional para os seus próprios produtos agrícolas e fertilizantes estava a ser dificultado pelas sanções ocidentais por ter invadido a Ucrânia.

A guerra desencadeada pela invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022, afetou seriamente a exportação de cereais ucranianos, que ficaram retidos nos portos do Mar Negro bloqueados pelas forças russas.

O bloqueio originou uma subida generalidade de preços e fez recear uma crise alimentar global.

Os aliados de Kiev decretaram sanções contra a Rússia que visam também tentar diminuir a capacidade de Moscovo para financiar o esforço de guerra na Ucrânia.

Leia Também: G20. Primeira-ministra italiana destaca "menção à Ucrânia"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório