Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

G20. Primeira-ministra italiana destaca "menção à Ucrânia"

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, considerou hoje um êxito a cimeira do G20 realizada na Índia, uma vez que "não era uma edição fácil" e a "menção à Ucrânia" na declaração final "não era algo óbvio".

G20. Primeira-ministra italiana destaca "menção à Ucrânia"
Notícias ao Minuto

13:27 - 10/09/23 por Lusa

Mundo G20

"Trabalhámos no sentido de uma declaração que fizesse uma referência específica à Ucrânia, mas não foi um resultado óbvio tendo em conta que todas as reuniões ministeriais terminaram sem uma declaração final. A [declaração final da cimeira] é uma declaração de compromisso, mas continuo a considerá-la importante neste contexto", afirmou aos jornalistas Giorgia Meloni, em Nova Deli, onde se realizou este fim de semana a 18.ª reunião do G20 (grupo das 19 maiores economias do mundo e União Europeia a que se juntou a partir de sábado a União Africana).

A declaração final da cimeira pede a "todos os Estados" que evitem "a ameaça ou o uso da força para tomar territórios", mas não condena a guerra na Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022 com a invasão do país pelas tropas russas.

Segundo Meloni, a cimeira conseguiu evitar "a narrativa calculista que separaria o Ocidente do resto do mundo" e demonstrou que os membros do G20 estão "atentos às necessidades dos países do Sul" e que não querem "conflitos entre os países do Norte e do Sul".

Leia Também: Macron critica resultados da cimeira do G20 em matéria de clima

Recomendados para si

;
Campo obrigatório