Meteorologia

  • 21 JUNHO 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 24º

Presidente do Madagáscar vai recandidatar-se nas eleições de novembro

O presidente do Madagáscar, Andry Rajoelina, anunciou hoje a sua candidatura à reeleição, perante uma multidão reunida em Antananarivo para uma cerimónia no maior estádio do país, segundo a agência AFP.

Presidente do Madagáscar vai recandidatar-se nas eleições de novembro
Notícias ao Minuto

18:06 - 06/09/23 por Lusa

Mundo Madagáscar

As eleições presidenciais estão previstas para 09 de novembro nesta ilha do Oceano Índico. Rajoelina tomou o poder em 2009 através de um golpe de Estado, destituindo o antigo presidente Marc Ravalomana (2002-2009).

Proibido pela comunidade internacional em 2013 de se candidatar, Rajoelina foi finalmente eleito em 2018. Marc Ravalomana também é candidato nas próximas eleições.

"Vocês estão prontos, eu estou determinado", disse o chefe de Estado de 49 anos, vestindo um casaco de cor clara adornado com uma estola. O palco, enfeitado com bandeiras com a sua imagem, encheu-se de grupos de música evangélica e de cantores populares antes da sua intervenção.

"Estou pronto para vos representar, em todo o Madagáscar, e para ser o presidente de todo o povo malgaxe", insistiu, acrescentando que a Constituição permite que se candidate a um segundo mandato.

Nos últimos meses, Rajoelina tem estado no centro de uma controvérsia sobre a sua dupla nacionalidade, francesa e malgaxe. A informação foi divulgada à imprensa no final de junho.

Depois de se ter tornado cidadão francês em 2014, o presidente perderia a sua nacionalidade malgaxe, em conformidade com o código da nacionalidade malgaxe. Sem esta nacionalidade, não pode governar o país nem candidatar-se a eleições.

Esta versão dos factos é vigorosamente contestada pelo partido presidencial.

Madagáscar é um dos países mais pobres do mundo. Cerca de 80% dos seus 28 milhões de habitantes vivem com menos de 1,80 euros por dia.

Leia Também: Chefe de gabinete presidencial presa em Londres. Terá pedido subornos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório