Meteorologia

  • 13 JUNHO 2024
Tempo
25º
MIN 14º MÁX 25º

Stoltenberg no PE na quinta-feira para discutir situação internacional

O secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg, participará quinta-feira numa reunião conjunta do comité de Negócios Estrangeiros do Parlamento Europeu (UE) e do subcomité de Defesa para abordar os últimos desenvolvimentos político-militares.

Stoltenberg no PE na quinta-feira para discutir situação internacional
Notícias ao Minuto

09:59 - 05/09/23 por Lusa

Mundo NATO

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) vai intervir pelas 08:30 locais (07:30 em Lisboa) e depois seguir-se-á uma reunião com os eurodeputados.

A invasão da Federação Russa à Ucrânia, mais de um ano e meio depois da invasão em larga escala, vai continuar a ser o assunto predominante.

Na segunda-feira, o Presidente russo, Vladimir Putin, rejeitou a versão mais recente do acordo para exportação de cereais pelo Mar Negro, depois de a Rússia o abandonar unilateralmente em julho.

O homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, um dos mediadores do acordo original a par com as Nações Unidas, reuniu-se com Putin em Sochi na esperança de o convencer, mas sem resultados.

No domingo, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, substituiu o ministro da Defesa, Oleksi Reznikov, por Rustem Umerov, que desempenhava funções como diretor do Fundo de Propriedades do Estado.

Em simultâneo, a Ucrânia está a começar a formação de pilotos para operarem os caças F-16, um dos assuntos que tem preocupado os eurodeputados e outras vozes ativas em vários países da União que demonstraram preocupação com o envio destas aeronaves para a Ucrânia.

O reposicionamento estratégico em relação à China também deverá ser abordado, uma vez que coincide com os objetivos da Comissão para os próximos anos.

Leia Também: Stoltenberg deixa liderança da NATO em outubro de 2024 (e apela à união)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório