Meteorologia

  • 22 JULHO 2024
Tempo
34º
MIN 18º MÁX 37º

Stoltenberg deixa liderança da NATO em outubro de 2024 (e apela à união)

O líder da Aliança Transatlântica confirmou que já não haverá mais prorrogações no seu cargo. Estará como líder da NATO durante dez anos.

Stoltenberg deixa liderança da NATO em outubro de 2024 (e apela à união)
Notícias ao Minuto

20:20 - 31/08/23 por Notícias ao Minuto

Mundo NATO

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Jens Stoltenberg, vai deixar o cargo em outubro do próximo ano.

A garantia foi dada numa entrevista à CNN Internacional, quando questionado sobre uma eventual prorrogação do seu mandato até essa altura - que aconteceu devido à guerra que se vive na Europa. "Esta é a minha última extensão do mandato", clarificou.

Se cumprir o mandato até outubro do próximo ano, Stoltenberg estará no cargo durante dez anos, já que o assumiu em outubro de 2014.

"É um privilégio poder servir como secretário-geral da NATO e, especialmente neste momento, tem um significado enorme, no decurso de uma guerra na Europa", apontou.

Stoltenberg acrescentou que dado o contexto era "importante" a união e que todos se deviam mobilizar. "No mínimo, precisamos da união entre a Europa e a América do Norte. Ser secretário-geral e ajudar para que isso aconteça tem sido um enorme privilégio. E julgo que se trata de uma mensagem importante", afirmou.

Stoltenberg aproveitou ainda o momento para sublinhar o apoio que tem sido dado pelos europeus. "Sim, os Estados Unidos estão a apoiar imenso a Ucrânia, mas os aliados europeus também estão a entregar milhares de milhões de dólares e euros para apoiar a Ucrânia", atirou. 

O responsável apontou ainda que a Europa não estava só a ajudar com com apoio monetário, mas também na questão da entrega de equipamento moderno. "Os F-16 são o exemplo mais recente", exemplificou.

"Ser o secretário-geral que mantém esta Aliança unida tem sido muito importante", rematou.

Leia Também: AO MINUTO: Guterres envia carta a Lavrov; NATO acusada de "provocação"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório