Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 19º

Confrontos entre grupos armados resultam em 13 mortes no leste da Síria

Treze pessoas morreram no leste da Síria, controlado pelos curdos, em confrontos entre combatentes apoiados pelos Estados Unidos e membros de um grupo armado local, divulgou hoje a organização não-governamental (ONG) Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

Confrontos entre grupos armados resultam em 13 mortes no leste da Síria
Notícias ao Minuto

22:29 - 29/08/23 por Lusa

Mundo OSDH

"Dez combatentes locais e três membros das Forças Democráticas Sírias (SDF, na sigla em inglês) foram mortos nos confrontos que começaram na segunda-feira em várias aldeias na província oriental de Deir Ezzor", sublinhou o OSDH, em comunicado.

As SDF, uma coligação de combatentes apoiada por Washington e dominada pelos curdos, lideraram a ofensiva que derrotou o grupo Estado Islâmico (EI) na Síria, em 2019.

Esta força controla uma área curda semiautónoma no nordeste do país, incluindo áreas inteiras da província de Deir Ezzor.

O conselho militar de Deir Ezzor é um grupo armado árabe local, afiliado às SDF e liderado por Ahmad al-Khabil, conhecido como Abu Khawla, que foi preso na cidade de Hasakeh no domingo, segundo o OSDH.

A detenção provocou tensões que se transformaram em confrontos depois de posições das SDF terem sido alvo de ataques, realçou a ONG, com sede no Reino Unido mas que tem uma vasta rede de fontes dentro da Síria.

As razões da detenção de Ahmad al-Khabil não foram especificadas, mas o OSDH e um ativista local adiantaram à agência France-Presse (AFP) que este líder era conhecido pelas suas atividades de contrabando, que permitiram arrecadar uma fortuna considerável ao longo dos anos.

O conselho militar de Deir Ezzor é responsável pela segurança em partes da província de Deir Ezzor, de maioria árabe.

A zona curda semiautónoma gere a região através de conselhos civis e militares locais, para evitar o descontentamento das tribos locais, que são quase todas árabes.

"Na verdade, é um acerto de contas", frisou Omar Abu Layla, jornalista local que dirige o 'site' de notícias DeirEzzor24.

"Comandantes corruptos sentiram-se ameaçados após a detenção de Abu Khawla e tentaram transformar a situação numa questão tribal e árabe para se protegerem", acrescentou.

As SDF referiram, em comunicado, que lançaram na segunda-feira "uma operação para reforçar a segurança" na província de Deir Ezzor contra o ISIS e "criminosos (...) envolvidos no tráfico de drogas e contrabando de armas".

Fonte das SDF, que falou sob a condição de anonimato, revelou que a zona onde ocorreram os confrontos é junto a "uma conhecida rota de contrabando".

A guerra na Síria, desencadeada em março de 2011 pela violenta repressão do regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad, de manifestações pacíficas, já provocou mais de meio milhão de mortos e obrigou à deslocação de vários milhões de pessoas.

O conflito ganhou ao longo dos anos uma enorme complexidade, com o envolvimento de países estrangeiros e de grupos 'jihadistas', e várias frentes de combate.

Leia Também: Síria. Aeroporto de Aleppo inoperacional após novo ataque israelita

Recomendados para si

;
Campo obrigatório