Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Grupo Wagner perdeu dois líderes. Quem era Dmitry Utkin?

Descrito como o fundador ou cofundador do Grupo Wagner, Utkin era conhecido por 'Wagner', numa ode ao compositor favorito do ditador alemão Adolf Hitler, Richard Wagner.

Grupo Wagner perdeu dois líderes. Quem era Dmitry Utkin?
Notícias ao Minuto

15:15 - 24/08/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

O líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, não era a única figura de relevo a bordo do jato que se despenhou na quarta-feira. Uma das outras nove pessoas a bordo era Dmitry Utkin, um dos fundadores da milícia armada e ex-oficial das forças especiais russas.

Descrito como o fundador ou cofundador do Grupo Wagner, Utkin era conhecido por 'Wagner', numa ode ao compositor favorito do ditador alemão Adolf Hitler, Richard Wagner.

Na verdade, o oficial era descrito como sendo um fanático "pela história do Terceiro Reich", tendo "inúmeras tatuagens nazi, incluindo uma suástica, uma águia nazi e relâmpagos SS", diz o The Guardian, que cita meios de comunicação russos.

Utkin terá nascido em Asbest, na província russa de Sverdlovsk, a 11 de junho de 1970. Existem, contudo, versões contraditórias, que indicam que o mercenário nasceu na Ucrânia, na aldeia de Smoline, em Kirovohrad. A verdade é que, de acordo com o Dossier Center, que o homem cresceu naquela aldeia, onde vivia apenas com a mãe, que era engenheira civil. Era "arrogante", mas bom aluno, conforme adiantou a publicação ucraniana Censor.net.

O militar, que raramente aparecia em público, foi oficial do serviço de informações do Ministério da Defesa russo (GRU) da Rússia entre 1988 e 2008, tendo servido nas guerras da Chechénia e da Síria. Acabou por se relacionar com algumas milícias privadas, como os Corpos Eslavos, que o levou até à Síria, em 2013. No entanto, ficou detido durante cerca de um ano e meio, uma vez que não tinha o aval do Estado russo, segundo o mesmo meio.

Participou, depois, nas operações russas no leste da Ucrânia, a partir de 2014, e recebeu prémios pelos seus serviços pelo Kremlin. Na verdade, terá tido uma função central no controlo da Crimeia e no conflito no Donbass.

Contudo, o papel do homem de 53 anos no seio da milícia militar não é claro, desconhecendo-se se atuava como fundador ou como comandante do Grupo Wagner. Não se sabe, também, como é que os caminhos de Prigozhin e de Utkin se cruzaram.

Mas, afinal, o que aconteceu?

O Ministério de Situações de Emergência confirmou que o jato onde membros do Grupo Wagner, incluindo o líder e o cofundador, caiu perto da localidade de Kuzhenkino, quando fazia a ligação entre Moscovo e São Petersburgo. Três das dez pessoas que viajavam a bordo da aeronave eram tripulantes.

"De acordo com dados preliminares, todos os que estavam a bordo morreram", informou a entidade.

Mais tarde, a Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia (Rosaviatsiya) indicou que Prigozhin era um dos passageiros do jato privado que se despenhou a norte de Moscovo, ainda que diferentes versões do ocorrido estejam a ser discutidas nas redes sociais russas.

Na verdade, canais próximos do Grupo Wagner afirmaram que o avião poderá ter sido abatido pela defesa antiaérea russa, enquanto outros equacionaram que o incidente poderá ter sido um atentado ou o resultado do lançamento de um drone inimigo.

O governador de Tver, Igor Rudenia, assumiu o controlo pessoal da investigação sobre o sucedido.

Saliente-se que, pouco depois do anúncio da queda da aeronave, o presidente russo, Vladimir Putin, discursou num evento na região de Kursk, a propósito do aniversário de uma famosa batalha da Segunda Guerra Mundial. Ainda que tenha homenageado os cidadãos russos mortos durante a guerra na Ucrânia, o chefe de Estado russo manteve-se em silêncio quanto à alegada morte do líder da milícia armada russa, disse a BBC.

O mesmo meio realçou, contudo, que Putin poderá estar a aguardar a divulgação de uma versão oficial dos acontecimentos. Isto porque os 10 corpos recuperados no local do incidente ficaram completamente carbonizados, sendo necessário análises de ADN para proceder à sua identificação.

Leia Também: Dúvidas e acusações. O que se sabe sobre a queda do jato de Prigozhin?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório