Procurar

Calor sufocante. Em Espanha, noites de 25ºC não deixam ninguém dormir

A noite desta terça para quarta-feira poderá mesmo ter sido a mais dura desta quarta onda de calor no país vizinho.

Calor sufocante. Em Espanha, noites de 25ºC não deixam ninguém dormir Calor sufocante. Em Espanha, noites de 25ºC não deixam ninguém dormir
Anterior Seguinte
Galeria

22 Fotos

© H.Bilbao/Europa Press via Getty Images

Notícias ao Minuto
23/08/2023 16:21 ‧ há 2 anos por Notícias ao Minuto

Mundo

Espanha

Se por cá há sete distritos sob aviso vermelho devido às elevadas temperaturas (a chegar - ou mesmo a ultrapassar - os 40 graus), em Espanha o calor também não está a dar tréguas. 

A noite desta terça para quarta-feira poderá mesmo ter sido a mais dura desta quarta onda de calor. Segundo a agência espanhola de meteorologia (Aemet), várias cidades do continente e dos arquipélagos não desceram abaixo dos 25 graus.

Em alguns pontos de Espanha, foi mesmo uma noite infernal: A estação do Retiro, em Madrid, não desceu abaixo dos 26,8ºC, enquanto cidades como Aliseda, na província de Cáceres, nem sequer desceram abaixo dos 30ºC. Em geral, todo o território teve uma noite tropical e não caiu abaixo dos 20ºC.

As altas temperaturas foram sentidas especialmente nas costas espanholas. A Costa del Sol (Andaluzia), San Javier (região de Múrcia) e a costa de Barcelona foram as que tiveram uma noite mais quente e não desceram abaixo dos 25ºC.

O Observatório Fabra em Barcelona registou mesmo a temperatura mínima mais alta da história: 29,4ºC. No interior, alguns pontos da Andaluzia, a maior parte da província de Cáceres e Badajoz (Extremadura), o norte de Toledo, o sul de Salamanca e o vale do Ebro também não desceram abaixo dos 25ºC.

Durante esta quarta-feira, os avisos laranja vão cair de 61 para 52, mas o interior de Biscaia e Guipúscoa e a bacia de Nervión estão sob aviso vermelho, com uma temperatura máxima prevista de 42º. O País Basco está a viver um agosto muito quente para a região, que não costuma ultrapassar os 27ºC nestas datas, segundo registos da Aemet. Na última onda de calor, contudo, registou temperaturas acima dos 40 graus.

Na quinta-feira, as temperaturas - tanto as mínimas como as máximas - deverão começar a descer ligeiramente no país vizinho, mas ainda assim serão elevadas. Em grande parte do interior e em Maiorca, continuarão a ultrapassar os 36 ou 38ºC; e os termómetros ainda deverão atingir os 40ºC nos vales do Ebro, Tejo, Guadiana e Guadalquivir, e em alguns pontos do Douro.

Quinta-feira será provavelmente o último dia da onda de calor, já que a descida continuará na sexta-feira.

Confira, na galeria acima, as imagens dos últimos dias tórridos em Espanha.

Leia Também: Vem aí muito calor. Esteja atento a estes sintomas de desidratação

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10