Após várias horas, crianças presas em teleférico começam a ser resgatadas

As crianças, que se dirigiam até à escola, ficaram suspensas no ar com um adulto desde 7h00 (3h00 em Lisboa).

NotíciaVídeo

© s_m_b_k_1/Twitter

Notícias ao Minuto
22/08/2023 14:51 ‧ 22/08/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Paquistão

Quatro das sete crianças que ficaram presas com um professor num teleférico esta manhã de terça-feira, no norte do Paquistão, já foram resgatadas.

Pelo menos duas crianças estão estáveis, segundo adiantaram as autoridades locais à BBC. A primeira foi resgatada com recurso a um helicóptero militar, enquanto a segunda foi ajudada por civis com uma corda.

O mesmo meio adiantou que foram mobilizados profissionais de saúde para assistir as vítimas, que ficaram presas num teleférico desde as 7h00 (3h00 em Lisboa) com um professor, quando se deslocavam para a escola, que se situa numa área montanhosa de Battagram, a cerca de 200 quilómetros de Islamabad.

O uso de meios aéreos foi entretanto suspenso, devido aos ventos fortes e à falta de visibilidade. A emissora britânica adiantou que estes podem ser novamente mobilizados durante a manhã de quarta-feira.

Inicialmente, foi divulgado que estariam seis crianças e dois professores no interior do teleférico. Contudo, a informação foi atualizada por um oficial local, identificado como Muzaffar Khan, relatou a agência Reuters.

Um jovem de 20 anos que se encontra no interior do teleférico contou ao canal local Geo News que se fazia acompanhar por estudantes com idades entre os 10 e os 15 anos, tendo um dos jovens desmaiado devido à ansiedade.

O incidente ocorreu depois de um cabo se ter partido, fazendo com que os jovens ficassem suspensos a cerca de 274 metros de altura. O teleférico ficou, assim, seguro apenas por um cabo, fazendo com que a missão de resgate tomasse contornos complexos devido aos ventos e às hélices dos helicópteros militares acionados, que poderiam desestabilizar ainda mais a estrutura.

As equipas de resgate procuraram, por isso, outras opções para salvar os jovens, com recurso a cordas e escadas. Ainda assim, um militar conseguiu forneceu água, comida e medicamentos de emergência às crianças, para as estabilizar antes do eventual resgate.

De notar que a população desloca-se entre as regiões montanhosas através de teleféricos, pelo que o primeiro-ministro paquistanês, Anwaar-ul-Haq Kakar, pediu a inspeção das restantes estruturas.

Assista à imagens na galeria acima.

[Notícia atualizada às 16h32]

Leia Também: Oito pessoas, incluindo sete crianças, presas em teleférico no Paquistão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas