"Desconfortáveis". Nudistas querem proibir roupa em praias naturistas

"Há nudistas que deixaram de ir a algumas praias porque estão demasiado cheias e há demasiadas pessoas em fato de banho e sentem-se desconfortáveis", denunciou uma federação.

El País partilha roteiro para fazer praia 'ao natural' por Portugal

© iStock

Notícias ao Minuto
15/08/2023 00:15 ‧ 15/08/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Espanha

A Federação Naturista-Nudista da Catalunha, em Espanha, quer proibir o uso de fatos de banho em praias naturistas. O objetivo, segundo explicam membros da federação ao jornal The Guardian, é proteger a tradição de várias décadas associada a cerca de 50 praias da região.

"Antes, as pessoas chegavam a uma praia de nudismo e iam embora ou despiam-se. Agora ficam e mantêm o fato de banho vestido. Mas o que não se apercebem é que, se forem muitos, acabam por nos deixar desconfortáveis. É uma falta de respeito", lamentou o naturista Segimon Rovira, de 56 anos.

O líder da  Federação Naturista-Nudista da Catalunha lembrou ainda que "o nudismo não é proibido em Espanha" e "pode ser praticado em qualquer praia".

No entanto, "para não incomodar as pessoas", os nudistas preferem "ir a praias tradicionalmente nudistas e onde a maioria das pessoas está nua".

Numa carta enviada ao governo catalão, o grupo denunciou a "discriminação que os nudistas enfrentam nas praias" e pediu uma reunião com o executivo para discutir o tema. De acordo com o The Guardian, ainda não obtiveram resposta. 

A "invasão" de praias naturistas está relacionada com o aumento do turismo e as redes sociais, com as pessoas a preferirem cada vez mais praias escondidas.

Como consequência, "há nudistas que deixaram de ir a algumas praias porque estão demasiado cheias e há demasiadas pessoas em fato de banho e sentem-se desconfortáveis". Os que vão, permanecem vestidos para evitar que os fotografem e partilhem nas redes sociais, ou que sejam alvo de comentários depreciativos. 

Leia Também: De férias? Eis as recomendações do SNS para prevenir afogamentos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas