Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Milhares de escuteiros retirados de festival na Coreia do Sul. Ora veja

Mais de 1.000 autocarros transportaram escuteiros para fora de um festival internacional de escutismo, de forma a fugir à passagem do tufão Khunan.

Notícias ao Minuto

17:01 - 08/08/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Escuteiros

Realizou-se, nesta terça-feira, a retirada de vários milhares de escuteiros, que estavam no World Scout Jamboree, um evento internacional de escutismo na Coreia do Sul.

Após uma onda de calor que assolou o evento, a ameaça da passagem do tufão Khunan veio mesmo obrigar as autoridades a interromper o encontro, retirando milhares de adolescentes para os colocar em alojamentos noutros pontos do país.

O contingente português conta com pouco mais de 700 escuteiros, cuja situação está a ser seguida pela embaixada portuguesa em Seul, conforme disse ao Notícias ao Minuto fonte do ministério dos Negócios Estrangeiros

Espreite na galeria que acompanha esta notícia as imagens da retirada dos escuteiros.

Durante o fim de semana, milhares de participantes, incluindo 4 mil britânicos e 1.500 norte-americanos, abandonaram o encontro prematuramente devido ao calor extremo e à má organização.

De acordo com as autoridades locais e os organizadores, cerca de 600 participantes sofreram insolações ou outras doenças relacionadas com as temperaturas tórridas.

Sob a égide da Federação Escotista de Portugal, FEP participam na maior atividade escotista mundial 762 portugueses, com idade superior a 14 anos, associados do CNE e da Associação de Escoteiros de Portugal (AEP).

O 25.º Jamboree, que tem como tema 'Draw your dream' ('Desenha o teu sonho'), é organizado pelo Governo da Coreia do Sul e pela Associação dos Escuteiros da Coreia, conjuntamente com a Organização Mundial do Movimento Escutista (WOSM).

Leia Também: Escuteiros portugueses "estão bem" e a ser retirados do evento para Seul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório