Escoteiros portugueses na Coreia do Sul serão "retirados" de acampamento

O Ministério dos Negócios Estrangeiros revelou que as "informações" disponibilizadas até ao momento é de que "todos" os participantes portugueses no evento "se encontram bem".

João Gomes Cravinho

© Getty Images

Ema Gil Pires
07/08/2023 14:00 ‧ 07/08/2023 por Ema Gil Pires

País

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Os escoteiros portugueses que se encontram a participar no 'World Scout Jamboree', um encontro internacional de escoteiros que decorre na cidade sul-coreana de Buan, vão ser retirados do acampamento onde se encontram "durante o dia de amanhã, terça-feira", segundo a informação avançada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O esclarecimento foi dado ao Notícias ao Minuto após a imprensa internacional ter noticiado que o acampamento - montado para o evento agendado entre 1 e 12 de agosto - teria de ser evacuado, devido à passagem do tufão Khanun pelo país asiático. No encontro participava uma comitiva portuguesa, composta por mais de 700 escoteiros.

"A Embaixada de Portugal em Seul foi informada da retirada dos escoteiros do acampamento onde se encontram, pelas autoridades sul-coreanas, e continua a acompanhar o contingente de participantes portugueses", elabora a informação avançada pela tutela. 

A mesma acrescenta que a "retirada terá lugar durante o dia de amanhã, terça-feira, e os participantes deverão ser alojados, temporariamente, em Seul e arredores, em alojamentos definidos pelas autoridades locais".

A informação foi avançada ao Notícias ao Minuto já após o Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME) ter confirmado a retirada antecipada dos mais de 40 mil escoteiros que participam no evento do referido acampamento, devido ao alerta oficial de Seul para o fenómeno meteorológico. Segundo as informações mais atualizadas, o tufão Khanun deverá chegar à Coreia do Sul na quinta-feira, segundo os serviços meteorológicos locais.

O Ministério liderado por João Gomes Cravinho dá ainda conta de que as "informações" disponibilizadas até ao momento é de que "todos" os participantes portugueses no evento "se encontram bem". Ainda assim, regista-se que "quatro cidadãos nacionais estão hospitalizados por Covid-19, mas não inspiram cuidados de maior".

A informação sustenta a avançada pelas autoridades regionais no sábado, dando conta de que pelo menos 70 participantes de uma missa que decorreu no contexto do 'Jamboree' tinham contraído Covid-19.

Estes novos acontecimentos vieram complicar ainda mais situação no evento, que levou a que milhares de escoteiros abandonassem também, num primeiro momento, o mesmo devido a uma onda de calor que se fez sentir recentemente no país. Várias centenas de participantes tiveram de receber, inclusive, tratamento hospitalar devido ao calor excessivo.

Um comunicado divulgado nas redes sociais pela Federação Escotista de Portugal esclareceu, também esta segunda-feira, que a delegação portuguesa no evento era composta, mais concretamente, por "762 membros". A mesma fonte revelou ainda que os "organizadores do evento [...], conjuntamente com a OMME, decidiram", na sequência destas contrariedades, "alterar o local da atividade para Seul, onde a aventura dos Escoteiros continuará".

Em declarações à CNN Portugal, Ivo Faria, chefe nacional do Corpo Nacional de Escutas, veio dar mais alguns detalhes sobre a situação dos portugueses no evento. Cerca de "30/35 portugueses tiveram de ser observados nas várias enfermarias" existentes no recinto em Buan, ao passo que uma "pequena parte" acabou por ser observada em hospitais localizados "fora" do mesmo. Para além dos casos de Covid-19 reportados, falou ainda de outros "relativamente normais" em contextos desta natureza: nomeadamente insolações, bolhas e intoxicações alimentares.

A mesma fonte revelou ainda que os elementos da comitiva irão agora ser transferidos para "300 locais" nas proximidades da capital sul-coreana, Seul, segundo determinação da organização do encontro.

O evento reuniu um total de cerca de 43 mil escoteiros, com idades entre os 14 e os 18 anos, provenientes de 158 países. 

[Notícia atualizada às 15h53]

Leia Também: Tufão obriga encontro de escoteiros na Coreia do Sul a acabar mais cedo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas