O último filme de grande sucesso de Christopher Nolan, 'Oppenheimer', suscitou controvérsia entre a direita hindu na Índia, com alguns a apelarem a um protesto e a exigirem a remoção de uma cena de sexo em que a personagem principal pronuncia uma famosa frase da escritura sagrada da religião.
Na cena em questão, em que J. Robert Oppenheimer - interpretado pelo ator Cillian Murphy - mantém relações sexuais com Jean Tatlock - a quem a atriz Florence Pugh 'dá vida' - é interrompida pela mulher.
Nesse momento, pega num exemplar do Bhagavad Gita, uma das escrituras mais sagradas do hinduísmo, e pede a Oppenheimer que o leia. "Agora tornei-me na Morte, o destruidor de mundo", diz a personagem, enquanto retomam a relação sexual.
Ao que noticia a CNN Internacional, a cena causou indignação entre alguns grupos de direita, com um político do partido nacionalista hindu Bharatiya Janata Party (BJP) da Índia, a considerar o filme um "ataque perturbador ao hinduísmo", acusando-o de ser "parte de uma conspiração maior das forças anti-hindus".
No sábado, o Comissário para a Informação da Índia, Uday Mahurkar, declarou que a cena era "um ataque direto às crenças religiosas de mil milhões de hindus tolerantes", comparando-a a "uma guerra contra a comunidade hindu".
"Acreditamos que, se retirarem esta cena e fizerem o necessário para conquistar os corações dos hindus, isso contribuirá muito para estabelecer as vossas credenciais como um ser humano sensibilizado e dar-vos-á a amizade de milhares de milhões de pessoas simpáticas", acrescentou ainda.
Criado por Christopher Nolan, 'Oppenheimer' conta a história de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy). Além de apresentar ao público o cenário político e científico da época, o filme também traz o lado 'romântico' do protagonista.
O filme, que se estreou na quinta-feira, foi bem recebido na maior parte da Índia, que realizou o seu primeiro teste nuclear em 1974, com os críticos a darem ótimos comentários e as pessoas a afluírem aos cinemas para o verem.
De acordo com relatórios locais, 'Oppenheimer' arrecadou mais de três milhões de dólares (cerca de 2.700.000 euros) no seu fim de semana de estreia no país.
Leia Também: Película de 'Oppenheimer' é tão grande que teatros mal conseguem projetar