Autor de tiroteio em Copenhaga condenado a tratamento psiquiátrico

O jovem de 23 anos matou três pessoas: dois adolescentes de 17 anos e um homem, de 46. Registaram-se ainda sete feridos, quatro dos quais com gravidade.

Notícia

© Sergei Gapon/Anadolu Agency via Getty Images

Notícias ao Minuto
05/07/2023 18:34 ‧ 05/07/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Dinamarca

O jovem de 23 anos que, a 3 de julho do ano passado, matou três pessoas e feriu outras sete num tiroteio num centro comercial de Copenhaga, na Dinamarca, foi, esta quarta-feira, condenado a tratamento psiquiátrico por tempo indeterminado num centro de segurança.

O homem confessou a autoria do crime, mas defendeu, que na altura estava com problemas de saúde mental, segundo revela a agência de notícias Reuters.

No tribunal, o jovem - que não foi identificado - pediu "desculpa" a todos os que foram afetados pelo tiroteio.

"Peço desculpa aos familiares. Desculpas para aqueles que sobreviveram. Desculpas para aqueles que não sobreviveram. Peço desculpa aos que ficaram traumatizados. Peço desculpa", disse, citado pela imprensa dinamarquesa.

Apesar de o tribunal ter considerado que o homem, na altura com 22 anos, era culpado de todas as acusações, incluindo agressão com intenção de matar e que o ataque tinha sido "meticulosamente planeado", condenou-o a um tratamento psiquiátrico após ter ficado provado que sofria de problemas do foro psicológico.

"Foi um dia que afetou muitas pessoas, muitas das quais, infelizmente, ainda se debatem com cicatrizes físicas e psicológicas", afirmou o procurador Soren Harbo aos jornalistas. 

No total, três pessoas morreram - dois adolescentes de 17 anos e um homem, de 46 - e sete pessoas ficaram feridas, quatro das quais com gravidade, no tiroteio. Registaram-se ainda mais de 20 feridos ligeiros durante a correria para fugir do local.

Leia Também: Ucrânia saúda recondução de Stoltenberg na liderança da NATO

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas