Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Fisco moçambicano apreende contentores de tabaco por sonegação de imposto

A Autoridade Tributária (AT) de Moçambique apreendeu dois contentores de tabaco usado no cachimbo de água, por sonegação de impostos, anunciou hoje fonte oficial.

Fisco moçambicano apreende contentores de tabaco por sonegação de imposto
Notícias ao Minuto

20:24 - 03/07/23 por Lusa

Mundo Moçambique

"Esta mercadoria devia ter sido declarada para efeitos de captação de receitas em impostos e demais imposições aduaneiras e não foi feita a declaração devidamente, houve sonegação", disse à comunicação social em Maputo Fernando Tinga, porta-voz da AT.

As cerca de 3.500 caixas de tabaco, provenientes da África do Sul, foram apreendidas na última semana no porto de Maputo, avançou o responsável, referindo que o Estado moçambicano teria perdido cerca de 26 milhões de meticais (372 mil euros) se a mercadoria não tivesse sido apreendida.

"Declarou-se cerca de 400 mil meticais [seis mil euros], enquanto, na verdade, devia ter sido declarado cerca de 27 milhões de meticais [387 mil de euros]", disse o porta-voz da AT.

No primeiro trimestre deste ano, a AT realizou mais de 500 apreensões de diversos produtos em todo o país, em operações, com um valor aduaneiro estimado em 120 milhões de meticais (1.7 milhões de euros).

Leia Também: Trocas automáticas de informação entre AT e congéneres cresce 34% em 2022

Recomendados para si

;
Campo obrigatório