Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 20º

Aliança russo-bielorrussa vai permitir "superar qualquer dificuldade"

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, destacou hoje a força da aliança russo-bielorrussa ao felicitar o homólogo da Bielorrússia, Alexandr Lukashenko, no dia em que Minsk assinala a Independência.

Aliança russo-bielorrussa vai permitir "superar qualquer dificuldade"
Notícias ao Minuto

10:59 - 03/07/23 por Lusa

Mundo Putin

"Esta festa tem um significado especial não apenas para os bielorrussos mas também para os russos por estarmos ligados por um importante acontecimento da nossa história comum: a libertação de Minsk dos invasores fascistas alemães", disse Putin numa nota publicada hoje no portal oficial do Kremlin.  

O chefe de Estado russo sublinhou que a "amizade fraternal forjada nos anos da guerra (1939-1945) " continua a ser o "principal pilar das relações" entre os dois países "aliados": Rússia e Bielorrússia. 

"Isto confirma-se plenamente hoje, quando os nossos países enfrentam juntos ameaças e desafios externos muito sérios", sublinhou.

Putin disse ainda que o fortalecimento da união estatal entre os dois países vai permitir "superar qualquer dificuldade" assim como vai defender os interesses "legítimos" de Moscovo e de Minsk no contexto mundial.

O Dia da Independência da Bielorrússia assinala a data em que o Exército da Alemanha nazi foi derrotado em Minsk pelo Exército Vermelho da antiga União Soviética: 03 de julho de 1944. 

A data é celebrada oficialmente como Dia da Independência desde 1996, depois de um referendo convocado por Lukashenko.

Anteriormente (desde 1991) o Dia da Independência era celebrado no dia 27 de julho, data da declaração unilateral da soberania da Bielorrússia.

As datas para a celebração da independência do país não são consensuais sendo que movimentos da oposição sugerem o dia 25 de agosto porque que assinala o momento, após o golpe de Estado de 1991 em Moscovo, em que a Rússia concedeu formalmente a soberania à Bielorrússia.  

Leia Também: Trump diz que Putin ficou "um pouco enfraquecido" após rebelião

Recomendados para si

;
Campo obrigatório