Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

"Carta afetuosa ao meu irmão". Missiva de passageiro do Titanic em leilão

Missiva de Ramón Artagaveytia Gómez está datada de 11 de abril de 1912 e foi recebida, depois da tragédia, pelo seu irmão, Adolfo.

"Carta afetuosa ao meu irmão". Missiva de passageiro do Titanic em leilão
Notícias ao Minuto

10:50 - 29/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Titanic

A carta escrita à mão por Ramón Artagaveytia Gómez, um empresário de sucesso de nacionalidade uruguaia, enquanto se encontrava a bordo do Titanic, vai ser leiloada. A licitação começa nos 12 mil dólares - aproximadamente 11 mil euros.

O leilão está a cargo da Zorrilla Subastas, em Montevideu, capital do Uruguai, e será levado a cabo online e presencialmente entre 30 de junho e 1 de julho. Neste, serão ainda vendidos talheres e documentos históricos, entre outros pertences do navio. 

Quanto à missiva de Ramón Artagaveytia Gómez, está datada de 11 de abril de 1912 e foi recebida, depois da tragédia, pelo seu irmão, Adolfo. 

No Instagram, a Zorrilla Subastas explica que, "a 30 de junho", vai "leiloar uma carta escrita e despachada do transatlântico RMS Titanic durante sua viagem inaugural em abril de 1912."

"Manuscrita e assinada por Ramón Artagaveytia Gómez, então com 71 anos de idade, antigo membro da proeminente família uruguaia Artagaveytia, a carta foi recebida no Uruguai após o naufrágio pelo seu irmão Adolfo Artagaveytia Gómez. Os seus descendentes mantiveram-na na posse da família desde então", é ainda referido.

Ramón "era um dos três uruguaios a bordo do navio", e esta carta enviada do Titanic "constitui o único exemplar escrito em espanhol já oferecido em leilão".

O empresário morreu afogado na tragédia. 

Como é a carta?

Datada de 11 de abril de 1912, adianta a Zorrilla Subastas, a carta está escrita "em papel timbrado" e tem a "marca d'água da companhia de navegação britânica White Star Line". "Foi despachada em Queenstown, na Irlanda, na última paragem continental feita pelo transatlântico para despacho postal"

O lote a ser leiloado "é constituído por duas folhas separadas com três páginas manuscritas, originalmente uma única folha dobrada, com mancha de água". Na apresentação deste, a leiloeira adianta também que "uma nota manuscrita posterior foi adicionada por seu irmão Adolfo Artagaveytia Gómez na terceira página".

"É acompanhado por uma fotografia de Ramón Artagaveytia Gómez impressa numa carta postal francesa, com uma inscrição manuscrita localizada em Évian e datada de 31 de agosto de 1909: 'Uma carta e memória afetuosa ao meu irmão Adolfo. Ramon'", lê-se. 

Leia Também: As primeiras imagens dos destroços do submarino Titan a chegar a terra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório